Questões de Concurso
Filtrar
514 Questões de concurso encontradas
Página 17 de 103
Questões por página:
Segundo as ideias de Paulo Freire expressas no texto precedente, o letramento prescinde do conhecimento da diversidade de textos que percorrem a sociedade, de suas funções, intencionalidades e especificidades, bem como das ações necessárias para interpretá-los e produzi-los.
A concepção freireana de leitura está de acordo com a ideia de alfabetizar letrando, que consiste em orientar a criança a aprender a ler e a escrever, levando-a a conviver com práticas sociais de leitura e de escrita.
Para estar sintonizado com o que indica Paulo Freire no texto precedente, o ensino de língua portuguesa deve amparar-se em diversas práticas de leitura, especialmente naquelas relacionadas à cultura tradicional e contemporânea do estudante.
Nos anos finais do ensino fundamental, o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa deve amparar-se, para se coadunar com a perspectiva de leitura de Paulo Freire, no aumento progressivo da complexidade e da criticidade das situações comunicativas, sem se desconsiderarem a ludicidade e o aspecto pragmático da língua.
São muitos os profissionais que colaboram com a construção da área de conhecimento vinculada à Psicologia da Educação. Abaixo seguem duas colunas, uma delas referente aos nomes desses profissionais (coluna A) e outra trazendo contribuições para o campo (coluna B).
Coluna A
I) Ivan Petrovich Pavlov
II) B. F. Skinner
III) Jean Piaget
IV) Albert Bandura
V) Vygotsky
Coluna B
( ) desenvolveu a teoria do Behaviorismo, o ambiente é que condiciona o comportamento humano.
( ) dedicou seus estudos a Teoria da Aprendizagem Social.
( ) contribuiu nos estudos do comportamento mecânico, baseados pelo estímulo.
( ) estudou a estrutura cognitivista da criança influencia no ato de aprender.
( ) investigou as relações nas quais e pelas quais o indivíduo se desenvolve.
Relacione a coluna A e B e marque a alternativa que contenha a sequência correta das associações: