Filtrar


Questões por página:

Julgue o item que se segue.


De acordo com o disposto no Art.2º da Lei Federal nº 10.639, em vigor desde 2003, o bullying é uma intimidação física sistemática no ambiente escolar, realizada contra mulheres ou motivada por uma ideologia de gênero.

Julgue o item que se segue.


Vygotsky reafirma a natureza histórica e social do ser humano, como ser concreto, autor e produtor de sua história. Assim, concebeu o desenvolvimento humano a partir de quatro planos genéticos: filogênese, ontogênese, sociogênese e microgênese, quatro aspectos do desenvolvimento, que estão inter-relacionados e constituem a origem de quem somos nós e de como nos tornamos humanos. A ontogênese se refere ao nosso desenvolvimento ao longo da vida, que vai da infância até a velhice, ou seja, embora com características advindas da evolução da espécie, na apropriação da cultura, o ser vai se transformando e adquirindo novas facetas.


Julgue o item que se segue.


A educação na visão piagetiana deve possibilitar à criança o desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período sensório-motor até o operatório abstrato. A escola deve, assim, promover os esquemas de acomodação da criança, favorecendo a realização de atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios sucessivos, promovendo a descoberta e a construção do conhecimento. Nessa construção, as concepções infantis combinam-se às informações provenientes do meio, na medida em que o conhecimento é concebido apenas como espontaneamente descoberto pela criança, e como transmitido mecanicamente pelo meio exterior ou pelo adulto.

Julgue o item que se segue.


Na proposta freiriana, qualquer indivíduo é capaz de construir conhecimento, podendo ser considerado produtor de cultura. Dessa forma, é fundamental que os processos educativos ofereçam aos alunos oportunidades de confrontar seus conhecimentos com informações embasadas, sólidas e significativas para a reconstrução e a reconstrução de novas noções, por meio da prática dialógica. Compreende-se, portanto, que Freire reconhece a importância dessa prática dialógica na construção do conteúdo da ação educativa, possibilitando maneiras diversas de formular e organizar o currículo, sob uma perspectiva libertadora.


Julgue o item que se segue.


Piaget, sob a influência das teses darwinistas, compreende o fenômeno do desenvolvimento e a aprendizagem enquanto processos de adaptação do homem ao meio, através da assimilação e da acomodação. Nesse sentido, as diferenças de aprendizagem e a responsabilidade pelo sucesso ou o fracasso escolar estão relacionadas ao meio imediato do indivíduo.