Filtrar


Questões por página:

No livro “Pedagogia da Autonomia”, Paulo Freire discorre sobre os vários saberes necessários à prática educativa coerente e transformadora. Em um dos trechos do livro, o autor adverte: “O professor que realmente ensina, quer dizer, que trabalha os conteúdos no quadro da rigorosidade do pensar certo, nega, como falsa, a fórmula farisaica do ‘faça o que mando e não o que eu faço’.

[...] Pensar certo é fazer certo” (Freire,2001).


Assinale a alternativa que melhor expressa a concepção de ensinar de Freire presente na citação transcrita.

Em nossa sociedade atual, a educação escolar deve selecionar e rever criticamente as avalanches de informações transmitidas pelos inúmeros meios de comunicação.
Mais do que uma proposta de alfabetização de jovens e adultos, Paulo Freire criou uma filosofia da educação, com um corpo teórico consistente que contempla uma pedagogia voltada à prática e à ação transformadora, defendendo a
De acordo com Moran (2018), a aprendizagem ativa aumenta a nossa flexibilidade __________, que é a capacidade de alternar e realizar diferentes tarefas, operações mentais ou objetivos e de adaptar-nos a situações inesperadas, superando modelos mentais rígidos e automatismos pouco eficientes.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Vários teóricos e pesquisadores deram a sua contribuição para que o processo de desenvolvimento da criança fosse entendido, entre eles: Jean Piaget, Lev Vygotsky, Albert Bandura e outros. Porém, se observarmos, alguns deles não são educadores. Nesse sentido, alguns educadores foram importantes e ainda são para o entendimento e a qualificação da educação infantil. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, estabelecendo a relação entre o pensamento e as ideias de cada um.

Coluna 1

1. Originou o termo currículo centrado na criança, pois acreditava que o currículo deveria estar embasado nos interesses das crianças e os conteúdos integrados nesses interesses.

2. Criou uma abordagem única para o cuidado em grupo de bebês e crianças bem pequenas, na qual enfatizava, entre outras coisas, a necessidade de se construir relacionamentos durante as atividades de cuidado infantil.

3. Deu ênfase no envolvimento ativo das crianças no processo de aprendizagem e promoveu o conceito de ambiente preparado.

4. Acreditava que as crianças aprendem por meio de atividades e experiências sensoriais, além de enfatizar um currículo integrado.

5. Seu modelo educacional enfatiza a espiritualidade e a euritmia, que é a arte do movimento. Deu origem à educação Waldorf sobre desenvolvimento infantil.

Coluna 2

( ) Maria Montessori.

( ) J. H. Pestalozzi.

( ) John Dewey.

( ) Emmi Pikler.

( ) Rudolf Steiner.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Segundo Perrenoud, conhecer o nível e as possibilidades de desenvolvimento dos alunos, além de acompanhar sua evolução e estabelecer objetivos claros de aprendizagem, estão ligados à competência: