Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O construtivismo pós-piagetiano é um novo e sólido paradigma sobre aprendizagem, o qual acrescenta aos dois polos clássicos – o sujeito e a realidade – em torno dos quais era pensada a construção de saberes e conhecimentos, ‘a fascinação do estar juntos’, isto é, os outros, o grupo e o social. Trata-se, portanto, da junção enriquecedora dos resultados dos Estudos de Piaget, com os de Wallon, de Vygotsky, de Paulo Freire, de Sara Pain às contribuições de Marx, Freud e da sociologia, da Antropologia, da linguística contemporâneas.
mostrar texto associado
Jean Piaget é considerado o criador do construtivismo. Ele acreditava que o aluno constrói o seu próprio aprendizado.
mostrar texto associado
Paulo Freire era assumidamente defensor de que a educação deveria ser a prática de liberdade, sendo inclusive esse o título um de seus livros mais importantes, “Educação como prática da liberdade” que foi escrito enquanto ele estava exilado.
mostrar texto associado
De acordo com Vygotsky, o desenvolvimento e a aprendizagem são processos independentes, porém há uma relação de possibilidade, uma vez que um torna o outro possível.
mostrar texto associado
O estágio pré-operacional caracterizado por Piaget tem como principal característica a incapacidade de perceber como os problemas afetam outras pessoas.