Filtrar


Questões por página:
Jean Piaget (1896-1980), foi um nome que exerceu forte influência no campo da Educação, durante a segunda metade do século XX. Entretanto, não existe um método Piaget. Ele nunca atuou como pedagogo, foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, especialmente a criança.
Em relação aos estudos de Jean Piaget, analise as afirmativas abaixo:
I. A partir do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, ele criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética – ou seja, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.
II. De acordo com Piaget, o pensamento passa por três estágios de desenvolvimento, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
III. Conforme Piaget, por volta dos 12 anos, o adolescente passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo.
Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:
Nos últimos 30 anos, os estudos da psicolinguista argentina Emilia Ferreiro tiveram muita influência sobre a educação brasileira. A partir de meados dos anos 1980, a divulgação de suas obras no Brasil causou um grande impacto sobre a concepção que se tinha em relação ao processo de alfabetização. Em relação aos estudos de Emilia Ferreiro, assinale a alternativa correta:
Conforme apontado por Luckesi (2011), a avaliação da aprendizagem representa uma ferramenta pedagógica à disposição do educador, destinada a auxiliar o educando na busca de sua autoconstrução e no desenvolvimento do seu modo de estar na vida, por meio de aprendizagens bem-sucedidas. Sobre o processo de avaliação pode-se afirmar que:
Identifique abaixo, qual descrição se adequa ao conceito de MEDIAÇÃO numa perspectivas Vygotskiana.
Leia o texto abaixo:
Existe uma área potencial de desenvolvimento cognitivo, definida como a distância entre o nível atual do desenvolvimento da criança, determinado pela sua capacidade atual de resolver problemas individualmente, e o nível de desenvolvimento potencial determinado através da resolução de problemas sob a orientação de adultos ou em colaboração com os pares mais capazes.
Qual conceito está descrito acima?