Filtrar


Questões por página:
Moran (2019) ressalta que, com as metodologias ativas, o conhecimento passa a ser construído em conjunto, por professor e aluno, de forma:
A perspectiva histórico-cultural da Pedagogia tem suas bases fundamentadas na teoria histórico-cultural de Vygotsky, na qual o desenvolvimento está associado à interação social.

Para que a inclusão e escolarização de estudantes com deficiência ou TEA se dê
A didática pensada como um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino, tendo em vista a tríade: os conteúdos das matérias, a ação de ensinar e a ação de aprender, desde que foi estruturada a partir do século XVII por Comênio em sua obra “Didacta Magna” (Libâneo,2017)*, vem sofrendo, ao longo tempo as modificações referentes às várias concepções pedagógicas construídas até hoje.
*LIBÂNEO, José Carlos. Didática [livro eletrônico] / José Carlos Libâneo. São Paulo: Cortez,2017

Associe a didática ao direcionamento pedagógico dado nas escolas atualmente:

1. Didática tradicional
2. Didática crítico-social
3. Didática libertadora

( ) Tem no processo educativo o professor como coordenador das atividades, centradas em temas sociais e políticos, organizadas numa ação conjunta com os estudantes.

( ) Ensino baseado na transmissão do conhecimento, o qual o estudante precisa decorar sem questionamentos.

( ) A articulação do ensinar e aprender objetiva o desenvolvimento intelectual dos estudantes através da aprendizagem ativa, de modo a formarem a consciência crítica face as questões sociais.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Segundo Jean Piaget, o processo de aprendizagem ocorre por intermédio da interação dinâmica entre o sujeito e a realidade externa. A equilibração representa o mecanismo fundamental, atuando como um processo contínuo de ajuste entre os esquemas cognitivos do indivíduo e as situações enfrentadas.
Nesse processo, a acomodação ocorre quando

Leia o texto a seguir.


“O professor ainda é um ser superior que ensina a ignorantes. Isto forma uma consciência bancária. O educando recebe passivamente os conhecimentos, tornando-se um depósito do educador. Educa-se para arquivar o que se deposita. Mas o curioso é que o arquivado é o próprio homem, que perde assim seu poder de criar, se faz menos homem, é uma peça. O destino do homem deve ser criar e transformar o mundo, sendo o sujeito de sua ação”

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra,30. ed. p.29- 30,2021.


Nessa narrativa de Paulo Freire, a educação é um ato político que traz inserida a visão de homem como um ser