Questões de Concurso
Filtrar
703 Questões de concurso encontradas
Página 39 de 141
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Água Boa - MT
Disciplina:
Pedagogia
Para Paulo Freire, um componente essencial para a educação comprometida com a construção de personalidades democráticas era o/a:
Concurso:
Prefeitura de Jandaia do Sul - PR
Disciplina:
Pedagogia
Como as teorias de desenvolvimento humano de Piaget e Vygotsky podem ser aplicadas para melhorar as práticas pedagógicas no ensino fundamental, promovendo uma aprendizagem mais efetiva e significativa?
O processo de ensino-aprendizagem tem sido objeto de intensos debates, discussões e pesquisas, visando a aprimorar a qualidade da educação. Alguns dos princípios das abordagens pedagógicas, delineadas por estudiosos brasileiros, orientam a prática dos educadores em sala de aula. Há a percepção de que o educador não é mais apenas aquele que ensina, mas também aquele que, ao ensinar, também aprende, em constante diálogo. Aluno e docente se tornam, então, agentes ativos do processo de aprendizagem, compreendido como prática de liberdade, crescem juntos e a autoridade baseada apenas no conhecimento prévio do professor perde sua relevância. Agora, em vez de serem simples receptores passivos de informações, os alunos se tornam investigadores críticos, engajados em diálogos com o educador, que também é um investigador crítico. Essas ideias são propostas por:
De acordo com Libâneo (2001), a pedagogia, no Brasil, vive um grande paradoxo. Ele destaca que a concepção geralmente aceita, compartilhada até por alguns educadores, é que a pedagogia se resume ao ensino, especialmente, ao modo de ensinar. O aspecto pedagógico é visto como relacionado à metodologia, à abordagem de ensino e à forma de apresentar o conteúdo. No entanto, em diálogo com o autor, pode-se também entender que a pedagogia é:
Os fatos e as teorias do construtivismo genético de Piaget e, sobretudo, sua descrição dos estágios do desenvolvimento da infância e dos conhecimentos científicos, foram usados como base para diferentes práticas escolares. Uma delas é a utilização de “provas” piagetianas que visam a: