Filtrar


Questões por página:
Sabemos que de acordo com Jean Piaget, o desenvolvimento da aprendizagem da criança progride através de uma sequência universal de estágios de desenvolvimento, sendo cada estágio marcado por uma forma característica de organizar pensamentos e atividades. Entre os dois e sete anos de idade, Piaget denomina como sendo o estágio da inteligência intuitiva, do surgimento da linguagem e da função simbólica. Qual o nome desse estágio de desenvolvimento?
Segundo Vygotsky, a construção do pensamento é um processo cultural. Sobre as ideias do autor, é correto o que se afirma em:
Na Escola Criança Feliz todos os profissionais da educação reconhecem que o contexto escolar é permeado por diferentes concepções de homem e de sociedade, ou seja, há diferentes formas de enxergar o papel do homem no âmbito social e, consequentemente, essas visões influenciam a prática escolar. É nesse ponto que as Tendências Pedagógicas Liberal e Progressista se diferenciam, pois possuem visões particulares sobre a relação homem × sociedade. Essa distinção acontece porque as Tendências Pedagógicas estão situadas historicamente e se desenvolveram como resposta ao contexto social no qual surgiram. Com relação a Tendência Liberal, segundo os estudos de Libâneo, assinale a alternativa correta.
De acordo com Libâneo (2013), o movimento de renovação da educação, inspirado nas ideias de Rousseau, recebeu diversas denominações, como educação nova, pedagogia ativa e escola nova. Desenvolveu-se como tendência pedagógica no início do século XX, embora nos séculos anteriores tenham existido diversos filósofos e pedagogos que propugnavam a renovação da educação vigente. A denominação Pedagogia ou Tendência Renovada se aplica tanto ao movimento da educação nova propriamente dito, que inclui a criação de “escolas novas”, a disseminação da pedagogia ativa e dos métodos ativos, como também a outras correntes que adotam certos princípios de renovação educacional. No Brasil, foram as ideias de John Dewey, que exerceram uma significativa influência no movimento da Escola Nova. Acerca das ideias advindas do ideário da Escola Nova, é correto o que se afirma em:
De acordo com Libâneo, os currículos devem expressar, de fato, as intenções e práticas sociais. As mais conhecidas concepções de organização curricular das intenções pedagógicas são:

1. Currículo Tradicional.
2. Currículo Racional-Tecnológico (Tecnicista).
3. Currículo Escolanovista (ou Progressista).
4. Currículo Construtivista.
5. Currículo Sociocrítico (ou Histórico-Social).
6. Currículo Integrado ou Globalizado.

Relacione as concepções de organização curricular aos seus aspectos teórico-práticos:

( ) Este currículo deve prever atividades que correspondam ao nível de desenvolvimento intelectual dos alunos e organizar situações que estimulem suas capacidades cognitivas e sociais, de modo a possibilitar a construção pessoal do conhecimento.

( ) Buscam a integração de conhecimentos e experiências que facilitem a compreensão mais reflexiva e crítica da realidade, como também, busca ressaltar ao lado dos conteúdos culturais, o domínio dos processos necessários ao acesso aos conhecimentos e, simultaneamente, a compreensão de como o produzem, se elaboram e se transformam.

( ) Currículo proposto para a transmissão de conteúdos e previamente prescritos por especialistas que, a partir de critérios científicos e técnicos, formulam objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, habilidades consideradas úteis e desejadas pela sociedade.

( ) É um currículo reduzido a um conjunto de disciplinas e de conteúdos a serem transmitidos aos alunos e organizados numa grade curricular, ou seja, um ensino meramente transmissivo, centrado no professor e na matéria.

( ) O enfoque deste currículo coincide quase sempre com a ideia de currículo centrado no aluno e no provimento de experiências de aprendizagem como forma de ligar a escola com a vida e adaptar os alunos ao meio, colocando os conteúdos escolares como instrumentos para o desenvolvimento de processos mentais, não como verdades estabelecidas.

( ) Possui várias correntes, às vezes divergentes entre si, algumas dão mais ênfase às questões políticas do processo de formação, outras colocam a relação pedagógica como mediação da formação política.

A sequência está correta em: