Filtrar


Questões por página:
O grupo de pesquisadores que se destacou por ter se dedicado ao problema da aprendizagem de forma bastante promissora, era composto por Piaget, Vygotsky e Wallon. Nesse contexto, correlacione a COLUNA I com a COLUNA II.

COLUNA I
1. Piaget.2. Wallon.3. Vygotsky.

COLUNA II
( ) Defendia que a evolução psicológica da criança, ou seu legado ultrapassou os limites desse momento da vida, ao fornecer elementos para a compreensão da dinâmica do processo de conhecimento.
( ) Empreendeu um estudo original e profundo do desenvolvimento intelectual da criança, cujos resultados demonstraram ser o desenvolvimento das funções psicointelectuais superior como um processo absolutamente único.
( ) Explica as formas de conhecimento típicas da ciência recorrendo-se à gênese dessas formas e ao estudo dos caminhos percorridas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
"O planejamento serve como roteiro para os professores, permitindo aplicar no dia a dia a linha de pensamento e ação da proposta pedagógica", afirma Ilza Martins Sant'Anna, professora da Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras. Isso não significa determinar uma forma única de planejar todas as disciplinas: a avaliação dos erros e acertos é que vai permitir a melhor escolha. Para planejar, observa Madalena, é importante a cada professor dominar o conteúdo de sua disciplina - mas isso de nada valerá se ele não escutar os alunos e não valorizar o que já conhecem.
Para Libâneo (2004), o planejamento escolar pode ter várias funções. Entre as várias funções, o fragmento textual negritado acima remete à de
A Zona de Desenvolvimento Proximal é um conceito relacionado ao processo de aprendizagem e desenvolvimento humano que foi proposto por:
Paulo Freire (1921-1997) é o patrono da educação no Brasil. Ele desenvolveu um método inovador para a educação de jovens e adultos, com foco na emancipação intelectual da pessoa. Freire acreditava que o objetivo da educação era:
Segundo Vygotsky existem três momentos importantes da aprendizagem da criança.
( 1 ) Zona de desenvolvimento potencial. ( 2 ) Zona de desenvolvimento real. ( 3 ) Zona de desenvolvimento proximal.
(.....) Tudo que a criança realiza com o apoio de outras pessoas. (.....) Tudo que a criança ainda não domina, mas que se espera que ela seja capaz de realizar. (.....) Tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha.
A ordem CORRETA está inserida na alternativa: