Filtrar


Questões por página:
Vygotsky é uma importante referência do campo da psicologia do desenvolvimento para a Educação, inclusive por tematizar os processos de internalização de formas culturais pelo indivíduo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a passagem que envolve relações interpessoais densas, mediadas simbolicamente, e não trocas mecânicas limitadas ao intelectual, de acordo com Oliveira (in LA TAILLE, OLIVEIRA, DANTAS,1992).
Identifique as afirmativas que estão de acordo com a concepção de Cipriano Carlos Luckesi na Filosofia da Educação e assinale a alternativa correta.
I. A filosofia é uma forma de conhecimento que, interpretando o mundo, cria uma concepção coerente e sistêmica que possibilita uma forma de ação efetiva. Essa forma de compreender o mundo tanto é condicionada pelo meio histórico como é seu condicionante.
II. A filosofia é tão somente uma interpretação do já vivido, daquilo que está objetivado e transformado em realidade concreta.
III. A filosofia é uma força, o sustentáculo de um modo de agir. É uma arma na luta pela vida e pela emancipação humana.
IV. Os filósofos captam e dão sentido à realidade que está por vir e a expressam como um conjunto de ideias e valores que devem ser vividos, difundidos e buscados.
Qual dos autores abaixo é considerado o principal educador e filósofo da educação brasileira?
De acordo com os estudos de José Carlos Libâneo, analise as afirmativas abaixo sobre o planejamento escolar e assinale a alternativa correta.
I. É uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.
II. É um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.
III. Abarca três modalidades de planejamento, articulados entre si: o plano diretor, o plano de ensino e o plano de aula.
IV. É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.
Segundo as teorizações de Jean Piaget sobre o desenvolvimento humano, a evolução da consciência da existência de regras e o uso/respeito a elas está dividido em três etapas. A primeira delas pode ser observada em crianças até 5 ou 6 anos de idade. Qual conceito piagetiano está ligado a essa primeira etapa?