Filtrar


Questões por página:
A relação entre desenvolvimento e aprendizagem é um tema central no campo da psicologia educacional, tendo sido amplamente discutida por teóricos como Piaget e Vygotsky. Ele identificou três grandes posições teóricas que explicam como essas duas dimensões se interrelacionam: a visão maturacionalista, a comportamentalista e a perspectiva gestáltica. Essas posições divergem em suas concepções acerca da simultaneidade ou independência entre desenvolvimento e aprendizagem, e suas influências no processo educacional. A respeito das posições teóricas discutidas por Vygotsky sobre a relação entre desenvolvimento e aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.
I. Na primeira posição teórica, o desenvolvimento ocorre antes e independentemente da aprendizagem, sendo esta considerada um processo externo que não influencia diretamente o desenvolvimento cognitivo.
II. A segunda posição teórica, defendida pelos behavioristas, postula que o desenvolvimento ocorre simultaneamente à aprendizagem, entendendo o desenvolvimento como a acumulação de respostas adquiridas através da experiência.
III. A terceira posição teórica, defendida pelos psicólogos da Gestalt, propõe que o desenvolvimento e a aprendizagem são processos interdependentes, nos quais a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento e este, por sua vez, facilita novas aprendizagens.
IV. Vygotsky criticou a ideia de que a aprendizagem antecede o desenvolvimento, propondo que ambos os processos são coincidentes e independentes, sem influência recíproca.

Está correto o que se afirma apenas em
O desenvolvimento do pensamento lógico-matemático em crianças é um processo gradativo que depende da interação com o meio e de experiências concretas. Segundo Jean Piaget, em que fase do desenvolvimento a criança começa a demonstrar a capacidade de realizar operações mentais lógicas sobre objetos e situações concretas?
De acordo com a psicogênese da língua escrita, proposta por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, o processo de construção da leitura e da escrita segue etapas evolutivas que refletem o pensamento da criança sobre a linguagem. Qual das alternativas a seguir corresponde a uma das fases desse processo, indicando que a criança já compreende a relação entre o som e a letra?
Complete as frases com os processos cognitivos de Piaget.
1) Na _____ são incorporados os dados exteriores às organizações mentais do indivícuo. Por exemplo quando uma criança tem novas experiências (ouve ou vê alguma coisa nova) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. Isto significa que a criança terá de adaptar esses estímulos às suas organizações cognitivas, que já possuía até aquele momento.
2) A _____ permite a adaptação do indivíduo ao meio e assim desenvolver o seu pensamento de forma a ficar cada vez mais complexo.
3) A _____ acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, ou seja, não existe a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo. Dá-se uma transformação dos esquemas mentais do sujeito por influência da incorporação dos dados do meio.
A condução do processo de ensino requer uma compreensão clara e segura do processo de aprendizagem: em que consiste como as pessoas aprendem e quais as condições externas e internas que influenciam. Em sentido geral, qualquer atividade humana praticada no ambiente em que vivemos, pode levar a uma aprendizagem. Podemos distinguir, contudo, a aprendizagem casual da aprendizagem organizada. No que tange à aprendizagem organizada, na perspectiva de LIBÂNEO, J. C (2013) é INCORRETO afirmar: