Filtrar


Questões por página:
Conforme mostra Piaget (em Coll, Marchesi e Palacios), nenhuma aprendizagem consiste apenas em aquisições extraídas da experiência física, mas supõe a intervenção de instrumentos lógicos. Para a posição interacionista, a intervenção necessária do sujeito e dos objetos em qualquer aprendizagem é modulada por fatores internos de:
A compreensão de alguns aspectos do desenvolvimento da aprendizagem são essências para definir as melhores estratégias de ensino. Segundo Piaget (em Coll, Marchesi e Palacios), há, classicamente, três fatores que são imprescindíveis para o desenvolvimento. São eles:
Libâneo afirma que na relação professor-aluno, com vistas à consolidação de uma educação ética, é essencial que o educador busque imprimir ao seu trabalho três tipos de autoridade, a saber: a autoridade profissional, a autoridade moral e a autoridade técnica. Sobre o significado das autoridades indique a alternativa INCORRETA.
Considerando o processo de construção do conhecimento científico pela criança, segundo a visão do pensador e biólogo Jean Piaget, é certo que:
Jeam Piaget, afirma que o saber experimentar será desenvolvido pelos alunos, mas exige deles o pensamento formal que é necessário para antecipar hipoteticamente resultados, próprios do plano mental. De acordo com o pensamento de Jeam Piaget, o desenvolvimento formal ocorre: