Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:

I. O paradigma Psicologizante, na perspectiva de Vygotsky, concebe a avaliação como uma oportunidade de ação-reflexão, formando seres críticos e participativos.
II. Segundo Vygotsky, a aprendizagem é uma experiência individual, não social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação. Sendo assim, o professor, ou qualquer pessoa que tenha o papel de educar, deve evitar utilizar estratégias que levem o aluno a tornar-se independente.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno não possui relação com a interação social, pois esse desenvolvimento é determinado pela didática do professor, exclusivamente.
II. Uma questão central na obra de Vygotsky é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.

Marque a alternativa CORRETA:
A extensa pesquisa realizada por Ferreiro e Teberosky (1999), aponta que o processo de aquisição da língua escrita envolve múltiplos fatores, os quais não se encontram muito bem esclarecidos nos materiais didáticos e documentos norteadores, quando se parte do fato de que a sala de aula é um espaço heterogêneo e multicultural, no qual os alunos manifestam diferentes habilidades e trazem bagagens singulares para a aprendizagem da língua escrita. Considerando as autoras, no tocante ao processo de desenvolvimento a língua escrita, assinale a alternativa incorreta.
Desde o nascimento até a idade adulta, o desenvolvimento mental do indivíduo é um processo contínuo de construção de estruturas variáveis, que, ao lado de características que são constantes e comuns a todas as idades, refletem o seu grau de desenvolvimento intelectual (PIAGET,1967). Os estágios de desenvolvimento dessas estruturas foram descritos de maneira resumida e explicativa por Piaget, em algumas de suas obras (PIAGET, 1983; PIAGET,1967) e podem ser divididos em quatro períodos principais. No estágio ______ ou ______, a criança procura coordenar e integrar as informações que recebe pelos sentidos e, restringindo-se ao real, elabora o conjunto de subestruturas cognitivas ou esquemas de assimilação, que servirão de base para a construção das futuras estruturas decorrentes do desenvolvimento ulterior. No estágio ______, surge denominado de função simbólica, que consiste no poder de representação de objetos ou acontecimentos, tomando possível, por exemplo, a aquisição da linguagem ou de símbolos coletivos. Já no período ______, as intuições articuladas se transformam em operações classificação, ordenamento, correspondência além de se observar o surgimento das noções de tempo, causalidade, conservação, entre outras. Finalmente, na adolescência, é alcançada a independência do real, surgindo o período das ______.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Pouco mais de quarenta anos após a morte de Jean Piaget (1896-1980), aqueles que não dimensionam a extensão de sua obra podem indagar o que ainda nos permitiria considerá-la atual, com aspectos não explorados e de fundamentos essenciais para alguns campos do conhecimento. Um desses campos em que, notadamente, temos a partir do legado piagetiano suporte teórico essencial, bem como fonte de instrumentação riquíssima é a psicopedagogia.
Considerando a teoria de Jean Piaget e o campo da psicogenética, assinale a alternativa correta.