Filtrar


Questões por página:
De acordo com a psicogênese da língua escrita, proposta por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, o processo de construção da leitura e da escrita segue etapas evolutivas que refletem o pensamento da criança sobre a linguagem. Qual das alternativas a seguir corresponde a uma das fases desse processo, indicando que a criança já compreende a relação entre o som e a letra?
Complete as frases com os processos cognitivos de Piaget.
1) Na _____ são incorporados os dados exteriores às organizações mentais do indivícuo. Por exemplo quando uma criança tem novas experiências (ouve ou vê alguma coisa nova) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. Isto significa que a criança terá de adaptar esses estímulos às suas organizações cognitivas, que já possuía até aquele momento.
2) A _____ permite a adaptação do indivíduo ao meio e assim desenvolver o seu pensamento de forma a ficar cada vez mais complexo.
3) A _____ acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, ou seja, não existe a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo. Dá-se uma transformação dos esquemas mentais do sujeito por influência da incorporação dos dados do meio.
A condução do processo de ensino requer uma compreensão clara e segura do processo de aprendizagem: em que consiste como as pessoas aprendem e quais as condições externas e internas que influenciam. Em sentido geral, qualquer atividade humana praticada no ambiente em que vivemos, pode levar a uma aprendizagem. Podemos distinguir, contudo, a aprendizagem casual da aprendizagem organizada. No que tange à aprendizagem organizada, na perspectiva de LIBÂNEO, J. C (2013) é INCORRETO afirmar:
O brincar é uma importante fonte de promoção de desenvolvimento, segundo Vygotsky (REGO,2014). Quando a criança brinca de “faz de conta”, por exemplo, representando com materiais uma realidade ausente, ela ativa o/a:
A teoria psicogenética do desenvolvimento da personalidade de Henri Wallon destaca a indissociabilidade entre afetividade, ação motora e inteligência.Acriança atravessa diferentes estágios que oscilam entre maior interiorização e outros mais voltados para o exterior. No primeiro estágio, nomeado por Wallon como Impulsivo, o que predomina é o/a: