Filtrar


Questões por página:
A partir da metade do século XX, no Brasil, surgem novas teorias nas áreas da psicologia educacional, propondo que o conhecimento é construído em ambientes naturais de interação social, estruturados culturalmente. São pais dessa teoria:
Para Henri Wallon (GRATIOT-ALFANDÉRY,2010), quando o bebê expressa sua insatisfação por meio do choro, que de início é sua única maneira de se relacionar, fica demonstrada:
De acordo com Paulo Freire, “a escola é o lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente. Gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima” (CUNHA,2006, p.6). Em outras palavras, pode-se dizer que a escola é lugar da construção de:
Segundo Magda Soares (2003), a alfabetização, em uma perspectiva mais ampla, pode ser definida como multifacetada, pois compreende conhecimentos linguísticos, produção de texto e formação do leitor. Para Emília Ferreiro (1999), ela acontece ancorada na seguinte tríade:
Dentre as contribuições de Vygotsky para as teorias da aprendizagem, destaca-se a noção de zona de desenvolvimento proximal, definida como: