Questões de Concurso
Filtrar
514 Questões de concurso encontradas
Página 72 de 103
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Cândido de Abreu
Disciplina:
Pedagogia
Em suas observações, Piaget identificou dois tipos de discurso na linguagem infantil. Esses tipos de linguagem são.
Concurso:
Prefeitura de Cândido de Abreu
Disciplina:
Pedagogia
Segundo Perrenoud, existe um modelo alternativo à organização clássica da escolaridade em etapas de um ano, com duração de dois, três ou quatro anos, para enfrentar o fracasso escolar, garantindo a aprendizagem dos alunos por meio da progressão das suas aprendizagens. Desta forma, a implantação desse modelo em uma rede de ensino constitui-se em uma oportunidade de construir um novo tipo de escola, baseada na lógica da aprendizagem e não na mera classificação e reprovação de alunos. Esse modelo recebe o nome de:
Concurso:
Prefeitura de Cândido de Abreu
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com Perrenoud, há dez grandes famílias de competências para ensinar. A alternativa que apresenta uma dessas famílias é:
Concurso:
Prefeitura de Cândido de Abreu
Disciplina:
Pedagogia
Vygotsky construiu um conceito referindo-se às potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático. Este conceito é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas pela criança, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros. Este conceito é importante porque possibilita delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento. Além disso, permite ao professor olhar seu educando de outra perspectiva, bem como o trabalho conjunto entre colegas. Este conceito é denominado zona de:
Disciplina:
Pedagogia
“Como professor não devo poupar oportunidade para testemunhar aos alunos a segurança com que me comporto ao discutir um tema, ao analisar um fato, ao expor minha posição em face de uma decisão governamental. Minha segurança não repousa na falsa suposição de que sei tudo, de que sou o ‘maior’. Minha segurança se funda na convicção de que sei algo e de que ignoro algo a que se junta a certeza de que posso saber melhor o que já sei e conhecer o que ainda não sei. Minha segurança se alicerça no saber confirmado pela própria experiência de que, se minha inconclusão, de que sou consciente, atesta, de um lado, minha ignorância, me abre, de outro, o caminho para conhecer.” FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra,2011.
om base no trecho, assinale a opção que interpreta corretamente a concepção de conduta docente de Paulo Freire.
om base no trecho, assinale a opção que interpreta corretamente a concepção de conduta docente de Paulo Freire.