Filtrar


Questões por página:
De acordo com Luckesi (2011), a avaliação visa acolher e respeitar os saberes e culturas dos estudantes, divergindo profundamente da prática classificatória vigente em muitas instituições. Considerando essa divergência, como a abordagem de Luckesi pode transformar as relações pedagógicas e o papel do professor no processo de avaliação?
A partir das concepções de Libâneo (2015), sustentar o entendimento de que o contexto institucional e sociocultural educa, que o ambiente social existente na escola educa, significa dizer que os modos de funcionamento da escola são práticas educativas, eles educam e ensinam, propiciam aprendizagens, produzem mudanças no modo de pensar e agir das pessoas. Isso pode ser comprovado desde a concepção de gestão que vigora na escola, a estrutura de gestão, o processo de tomada de decisões, as formas de relacionamento entre as pessoas, até o modo como funcionam a entrada das crianças na sala de aula, o relacionamento do pessoal administrativo com os alunos, o relacionamento entre as professoras, a distribuição da merenda, a higiene dos banheiros, a limpeza, etc. São representações dos pensamentos de Libâneo, EXCETO:
De acordo com José Carlos Libâneo (2001), “Educação compreende o conjunto dos processos, influências, estruturas e ações que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais, visando à formação do ser humano. A educação é, assim, uma prática humana, uma prática social, que modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, que dá uma configuração à nossa existência humana individual e grupal”. Diante do exposto, analise as assertivas abaixo:

I. A educação está ligada a processos de comunicação e interação pelos quais os membros de uma sociedade assimilam saberes, habilidades, técnicas, atitudes, valores existentes no meio culturalmente organizado e, com isso, ganham o patamar necessário para produzir outros saberes, técnicas, valores, etc.
II. É intrínseco ao ato educativo seu caráter de mediação, mediante o qual favorece o desenvolvimento dos indivíduos na dinâmica sociocultural de seu grupo, sendo que o conteúdo dessa mediação são os saberes e modos de ação, isto é, a cultura que vai se convertendo em patrimônio do ser humano.
III. A educação é uma prática social que busca realizar nos sujeitos humanos as características de humanização plena. Todavia, toda educação se dá em meio a relações sociais. Em uma sociedade em que essas relações se dão entre grupos sociais antagônicos, com interesses convergentes, em relações de exploração de uns sobre outros, a educação só pode ser crítica, pois a humanização plena implica a transformação dessas relações.

Quais estão corretas?
Sobre os fatores envolvidos no processo de aprendizagem segundo Vygotsky, assinale a alternativa INCORRETA.
Em relação às concepções teóricas de Jean Piaget e Lev Vygotsky sobre aprendizagem, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre em quatro estágios: interação, assimilação, acomodação e equilibração.
( ) Na teoria sócio-histórica de Vygotsky, o desenvolvimento da criança ocorre em função da interação social e da mediação por instrumentos culturais, como a linguagem.
( ) Segundo Piaget, o processo de aprendizagem depende da adaptação ativa do indivíduo ao ambiente e ocorre através dos mecanismos de assimilação e acomodação.
( ) Tanto Piaget quanto Vygotsky eram educadores que defendiam o papel do professor como central no desenvolvimento das crianças.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: