Filtrar


Questões por página:
Sobre as teorias da aprendizagem, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Teoria Construtivista de Bruner.
2. Teoria Sócio-Cultural de Vygotsky.
3. Inteligências múltiplas (Gardner).
Coluna 2
( ) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.
( ) Desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado.
( ) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
“O exame é o que garante a qualidade do processo educacional”. Segundo Luckesi (1990), a pedagogia do exame:
Sobre o processo de alfabetização, analise a sentença abaixo:

“Defende a ideia de que antes mesmo de iniciar o processo de alfabetização tal qual nós conhecemos, as crianças já trazem consigo algum conhecimento que vai sendo construído desde o momento em que nascem, por isso elas são capazes de interpretar o ensino que recebem, transformando a escrita convencional dos adultos, produzindo assim uma escrita diferente. Para isso as crianças devem percorrer para compreender as características, o valor e a função da escrita, desde que esta se constitua no objeto da sua atenção”.

As características acima definem a teoria defendida pelo(a) autor(a):
O teórico que desenvolveu a compreensão da predominância funcional alternada entre emoção e cognição nas etapas do desenvolvimento humano, considerando também o desenvolvimento do ato motor foi
Nas últimas décadas, o desenho da profissão de docente foi reformulado. Assim, o professor não é mais o detentor do saber, nem mesmo detém o conhecimento uníssono. Como afirmava Nóvoa (1997), qualquer mudança educacional depende dos professores, sobretudo, de suas práticas pedagógicas. A respeito das discussões e diálogos de Freire (1997), o ensinar exige