Filtrar


Questões por página:

Uma proposta concreta e consistente de educação por ciclos de formação humana foi realizada por Wallon no Plano Langevin-Wallon, que tinha como objetivo a reconstrução democrática da França, após a II Grande Guerra Mundial, através de uma ruptura com a escolaridade clássica de transmissão enciclopédica de conhecimentos. A educação por ciclo se justifica, segundo Wallon, pelo fato de que a educação deve ser adaptada ao homem e não aos interesses particulares ou transitórios da economia, política, nacional e internacional, das ideologias arraigadas em preconceitos, nacionalidades ou culturas. De acordo com esses princípios gerais, analise as perspectivas a seguir:

I. Quando a proposta surge com divisão de ciclos, ela não tem argumentação em favor de aumento de aprendizagem, mas de uma ressignificação do processo de aprender.

II. A proposta surge como a estrutura que possibilita a formação do ser humano, tanto como ser cultural, como ator social.

III. Os ciclos organizam a educação para que ela se adapte às características do desenvolvimento infantil, respeitando cada período de formação, antecipando formas de atividades sem forçar o educando a trabalhar com o conhecimento de formas adequadas.

IV. A educação organizada por ciclos deve promover a formação humana, incluindo os processos de comunicação através dos sistemas expressivos como atividades de dança, teatro, desenho, entre outros, como também na linguagem simbólica.

Estão corretos apenas os itens:

Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e a seriedade.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996, p.24.

Tendo o fragmento do texto de Paulo Freire como referência inicial, julgue o item que se segue.

Tornar-se apto a produzir novos conhecimentos é tão importante quanto aprender conhecimentos existentes, por isso não deve haver dissociação entre aprender, ensinar e pesquisar.

Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e a seriedade.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996, p.24.

Tendo o fragmento do texto de Paulo Freire como referência inicial, julgue o item que se segue.

Na prática educativa bancária, a possibilidade de questionamento, de crítica e de reflexão pelos educandos é incentivada, o que motiva a curiosidade epistemológica.

Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue o item que se segue.

De acordo com Émile Durkheim, a educação é um processo social que propicia a convivência em sociedade; portanto, educação é socialização.

Para Piaget (1975), a aprendizagem ocorre sempre que um conjunto de processos dentro do sistema nervoso aciona os esquemas cognitivos para processar e identificar a entrada de estímulos. Quando a criança adquire novas experiências através da interação com o ambiente, vendo ou ouvindo coisas novas, ela adapta os novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. O autor considera o processo cognitivo através de duas dimensões – aprendizagem e desenvolvimento – apresentando os seguintes estágios do desenvolvimento cognitivo da criança: