Filtrar


Questões por página:
Segundo as Normas estabelecidas no Manual de Redação da Presidência da República, “a clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial.” Para ela concorrem, exceto:

De acordo com o previsto no Manual de Padronização e Redação dos Atos Oficiais de Santa Catarina,3ª. ed. rev. e atual,2013, considerando as qualidades que devem ser observadas e os defeitos que devem ser evitados na redação oficial, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas:


I. (________________): consiste na expressão exata de um pensamento, colocando adequadamente as palavras, visando a facilitar a compreensão da mensagem; em usar a linguagem técnica apenas nas situações específicas.

II. ( _______________): ocorre quando a frase apresenta dupla interpretação, ou seja, duplo sentido, em consequência da má colocação das palavras, ou má pontuação e estruturação da frase.

III. (_______________): resulta da utilização harmoniosa das palavras em relação ao sentido e do encadeamento das ideias dentro do texto, de modo que a mensagem se organize de forma sequenciada, tendo um início, um meio e um fim.

IV. (_______________): consiste na repetição desnecessária de um termo ou de uma ideia.

V. (_______________): consiste em apresentar uma ideia em poucas palavras, sem, contudo, comprometer-lhe a clareza.

De acordo com a 3ª edição do Manual de padronização e redação dos atos oficiais do Estado de Santa Catarina, instituído pelo Decreto nº 840, de 27 de dezembro de 1999, a redação oficial pode ser assim definida:
Sobre REDAÇÃO OFICIAL, assinale a alternativa CORRETA.

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item a seguir, que versa sobre correspondências oficiais.

A redação de documentos oficiais visa à comunicação entre órgãos da administração pública; por essa razão, nesse tipo de documento, deve-se primar pela impessoalidade e pela uniformidade, entre outros aspectos.