Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O caráter de impessoalidade decorre, fundamentalmente, de dispositivo da Constituição da República de 1988, segundo o qual: “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)”.
mostrar texto associado
A adequação da linguagem dos atos e comunicações oficiais é um fator importante. Em razão desse aspecto, devem-se respeitar as características regionais e publicarem-se os atos oficiais de modo diferenciado para cada região.
mostrar texto associado
A redação oficial tem por finalidade pautar a maneira pela qual os órgãos públicos e as empresas privadas redigem atos normativos e comunicações, sendo caracterizada por uma linguagem impessoal, calcada no uso formal da língua.

Indique se são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as afirmativas abaixo, de acordo com as normas da correspondência oficial.

( ) A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Uma de suas características é a informalidade, ou seja, a ausência de impressões pessoais de quem comunica.

( ) O padrão culto é aquele em que se observam as regras da gramática formal e um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.

( ) Em países com grandes diferenças regionais, como o Brasil, aceitam-se regionalismos vocabulares ou jargões técnicos nas comunicações oficiais para facilitar a compreensão por parte do público em geral.

( ) O texto oficial deve ter como característica a concisão, isto é, transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras.

( ) O memorando é a forma de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, portanto, eminentemente interna.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

A questão versa sobre redação oficial.

Assinale a alternativa que atende plenamente ao uso do padrão culto de linguagem nos atos oficiais.