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As festas juninas são festas tradicionais que ocorrem em todo o país e possuem, além de muita comida e dança, brincadeiras e competições. Por isso, são ambientes excelentes para problemas de contagem e probabilidade e para estudos de fenômenos aleatórios. Com relação a esse tema, julgue o item que se segue.
Situação hipotética: Em determinada festa junina, as primeiras 50 pessoas que chegaram ao local receberam números de 1 a 50 para participarem de um sorteio. Na hora de sortear o número vencedor, os participantes foram reunidos e verificou-se que as pessoas que estavam com os números 14 e 27 já haviam ido embora. Sabendo desse fato, a organização excluiu esses dois números do sorteio. Assertiva: Nesse caso, a probabilidade de ter sido sorteado um número que não esteja no conjunto { n ∈ ℕ ∶ 15 ≤ n ≤ 26} é inferior a 75%.
Um professor de Matemática tem em sua sala de aula 7 alunos, sendo 5 homens e 2 mulheres. Destes 7 alunos, o professor precisa indicar 3 deles para representar a turma em uma olimpíada na área de exatas, que serão escolhidos por meio de sorteio. A probabilidade do professor obter uma equipe com 2 (dois) alunos e 1 (uma) aluna é:
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Numa sacola há apenas bolas brancas e pretas, num total de x bolas, todas do mesmo tamanho. Sabe-se que (x – 2) bolas são pretas e (x – 4) bolas são brancas. Retirando-se uma bola dessa sacola, a probabilidade de a bola ser branca é de:
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Maria possui, em sua estante,60 livros de matemática, entre os quais 9 são de geometria. Ao se escolher um desses livros ao acaso, a probabilidade de que ele não seja de geometria é igual a: