Questões de Concurso
Filtrar
61 Questões de concurso encontradas
Página 10 de 13
Questões por página:
“Um grupo de professores e cuidadores organizou um projeto de brincadeiras inclusivas para todos os estudantes do Ensino Fundamental I participarem em conjunto: Vôlei Sentado e Pique Sensorial. A modalidade do vôlei foi flexibilizada com o uso de uma bola diferente e a criação de novas regras. Foi observada a necessidade de repetir o jogo mais vezes para que dois alunos com Transtorno do Espectro Autista se acostumassem com a participação. O jogo do pique sensorial começava com todos vendados, um jogador “pegador” deveria encontrar os demais, orientando-se pelo barulho produzido pelos guizos, distribuídos para os estudantes em forma de pulseira. A brincadeira fez com que todos experimentassem a sensação de, sem a visão, usar outros sentidos pouco requeridos em atividades motoras”.
Adaptado com base na experiência disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vRRaTFpE57g&t=6s
Com base no relato, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um objetivo do projeto.
Os números globais de indivíduos portadores de Transtornos do Espectro Autista (TEA) vêm aumentando significativamente, motivo pelo qual os cuidadores escolares precisam conhecer esse transtorno.
Com relação ao TEA, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Como o espectro autista pode comprometer habilidades motoras, é importante que o cuidador seja informado sobre os procedimentos terapêuticos em curso.
( ) Como a pesquisa sobre o diagnóstico e os medicamentos para o TEA permitem curar esse transtorno, cabe ao cuidador estar atualizado e contribuir para a involução da patologia.
( ) Como a qualidade de vida de estudantes com TEA melhora com procedimentos especiais, o cuidador é importante para auxiliar as competências de comunicação do estudante.
As afirmativas são, respectivamente,
(PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: historias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz,1999).
Observe as afirmativas:
I - o fracasso escolar é associado às deficiências individuais de cada aluno, sejam elas físicas, que dizem respeito a inúmeras questões particulares de seu organismo e que de alguma maneira refletem em sua aprendizagem;
II - o fracasso escolar pode ser tratado como se fosse problemas isoláveis;
III - as razões para o fracasso escolar são poucas e estão isoladas umas das outras;
IV - as dificuldades percebidas nos processos de escolarização não podem ser compreendidas de modo descolado das práticas e processos escolares que dificultam a aprendizagem.
Agora, assinale a opção correta:
( ) A personalização, do ponto de vista dos alunos, é o movimento de construção de trilhas que façam sentido para cada um, que os motiva a aprender, que amplia seus horizontes e leva-os ao processo de serem mais livres e autônomos.
( ) A personalização, do ponto de vista do educador e da escola, é o movimento de ir ao encontro das necessidades e interesses dos estudantes e de ajudá-los a desenvolver todo o seu potencial, na construção de conhecimentos mais profundos e no desenvolvimento de competências mais amplas.
( ) A personalização é um processo muito simples, que não exige maturidade, nem autonomia dos estudantes, e qualquer docente sem muita experiência pode ministrar.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: