Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A psicologia escolar é entendida como uma “disciplina ponte”, com objeto de estudo, métodos, marcos teóricos e conceitos próprios. Ela se caracteriza por ser uma disciplina de natureza aplicada, assim como o estudo e a mensuração das diferenças individuais, bem como as mudanças de comportamento das pessoas, vinculados à sua participação em situações de ensino e aprendizagem.
A respeito dos Distúrbios de Aprendizagem que ameaçam o processo de alfabetização, analise o texto a seguir e assinale a alternativa CORRETA:

“O distúrbio trata da incapacidade de compreender o mecanismo do cálculo e a solução dos problemas. O termo é usado frequentemente ao referir-se, especificamente, à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas. É, pois, um distúrbio neuropsicológico caracterizado pela dificuldade no processo de aprendizagem do cálculo e que se observa, geralmente, em indivíduos de inteligência normal, que apresentam inabilidades para a realização das operações matemáticas e falhas no raciocínio lógicomatemático”.
A Psicopedagogia busca a compreensão do ser que aprende, do processo de ensino/aprendizagem e das dificuldades e transtornos que podem emergir (BARBOSA, 2001). O psicopedagogo, diante das dificuldades e transtornos de aprendizagem deve:
O problema de aprendizagem é entendido como uma patologia e os fatores que atuam sobre os problemas de aprendizagem devem ser levados em consideração no momento do diagnóstico. Os fatores que interferem na aprendizagem ligados a estruturação da formação da personalidade, Id, ego e superego, são os:
A dislexia está relacionada a uma desorganização no processamento cerebral das informações recebidas pelo sistema visual. Sendo assim, devido ao esforço despendido no processamento das informações visuais, a leitura torna-se mais lenta e segmentada, o que compromete a velocidade da cognição e memorização, produzindo cansaço, troca de palavras, desfocamento, fotofobia e distração, após um intervalo relativamente curto na leitura. Sobre o atendimento ao aluno com dislexia, é INCORRETO afirmar que