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O parâmetro de julgamento dos testes sugeridos pelo manual (escala hedônica e resto‐ingestão) é o mesmo, sendo acatadas, no cardápio, as preparações com pelo menos 85% de aceitabilidade.
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As preparações (alimentos novos) poderão ser testadas, no máximo, por três vezes. Para tal, deve haver intervalo de, no mínimo, dois meses para aplicação do teste de uma mesma preparação (alimento).
A educação alimentar e nutricional é conjunto de ações formativas que objetivam estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis, que colaborem com a aprendizagem, o estado de saúde e a qualidade de vida do escolar. Nessa direção, segundo o Programa de Nacional de Alimentação Escolar (Resolução / FNDE / CD / Nº 38, DE 16/7/2009). as escolas devem adotar as seguintes estratégias de educação alimentar e nutricional para os alunos que estudam em período parcial e que consomem uma refeição na escola.
I. Servir refeições saudáveis que cubram 30% das necessidades diárias do estudante. II. Implantar e manter hortas escolares pedagógicas. III. Inserir o tema alimentação saudável no currículo escolar. IV. Realizar oficinas culinárias experimentais com os estudantes.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
O teste de aceitabilidade é o conjunto de procedimentos destinados a medir o índice de aceitação da alimentação oferecida aos escolares. É utilizado no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a fim de garantir o cumprimento da Resolução CD/FNDE nº 26/20132, consolidando o controle de qualidade dos alimentos ofertados na alimentação escolar.

Associe corretamente os métodos descritos abaixo:

Coluna 1 Método
1. Método sensorial descritivo
2. Método sensorial discriminativo
3. Método sensorial afetivo
4. Método resto ingestão


Coluna 2 Descrição

( ) Avalia a ocorrência de diferenças sensoriais estatisticamente significativas entre dois produtos ou mais, que apresentam diferentes características, seja no preparo ou na composição.

( ) Avalia a quantidade, expressa em percentual, de alimentos desperdiçada por motivos como aceitação do cardápio e porcionamento inadequado por parte do comensal.

( ) Avalia atributos como sabor, textura, aroma, cor, dentre outras características quanto à intensidade da qualidade sensorial dos produtos.

( ) Avalia a preferência e, consequentemente, a aceitação dos consumidores por um ou mais produtos. Por meio deste método podem-se realizar o teste de preferência e o teste de aceitação.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A quem se destina o repasse dos recursos federais do PNAE: