Filtrar


Questões por página:
Durante o desenvolvimento de um projeto de praça pública, o arquiteto da prefeitura de determinada cidade propôs um padrão geométrico para ser utilizado em uma parte do piso do parquinho. A proposta consiste na disposição de triângulos equiláteros em sequência. Para isso, utilizou-se um modelo matemático em que os comprimentos dos lados dos triângulos, em metros, seguem a sequência infinita:

Imagem associada para resolução da questão

Com base no padrão descrito, a soma das áreas de todos esses triângulos, em metros quadrados, é igual a:
Visualizar Questão Comentada
O professor Divino é conhecido por seus estudantes pelo método diferenciado com que apresenta as notas de seus estudantes. Certa vez, por exemplo, apresentou a nota 8,0 de determinado estudante como “o cubo de 2”, em outro caso escreveu “a quarta parte de 30” para identificar o 7,5 obtido . Agora, trabalhando no Ensino Médio e se aproveitando do conteúdo de PA e PG que está lecionando, escreveu que a nota que certo estudante obteve correspondia à “razão de uma Progressão Geométrica onde o 5º termo é 32 e o sétimo termo é 512. Qual é a nota deste estudante?
Visualizar Questão Comentada
A razão entre o 17º e o 13º termo da sequência “- 8; - 1; 6; 13; ...” é:
Visualizar Questão Comentada
Moedas de 2 mm de espessura foram empilhadas para construir uma sequência de pequenas torres, do seguinte modo: duas moedas na primeira torre; quatro moedas na segunda; seis moedas na terceira e assim por diante, de modo que, a partir da segunda torre, sempre foram acrescentadas duas moedas na torre seguinte, até que a última torre alcançou uma altura de 36 mm.
Nessas condições, a quantidade de moedas necessárias para construir todas as torres é:
Visualizar Questão Comentada

A sequência a seguir representa uma progressão geométrica.


Imagem associada para resolução da questão

Nessas condições, os valores de x e y são, respectivamente: