Questões de Concurso
Filtrar
389 Questões de concurso encontradas
Página 15 de 78
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Queimadas - PB
Disciplina:
Pedagogia
Em Queimadas, PB, um grupo de pais e professores debateu intensamente sobre a inclusão de novos valores e práticas pedagógicas no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, especialmente em relação à educação inclusiva e à promoção da diversidade. Avalie as seguintes assertivas sobre a construção e a importância do PPP:
1. O PPP deve refletir os princípios de inclusão e respeito à diversidade, integrando práticas pedagógicas que garantam a equidade de acesso e a qualidade do ensino para todos os alunos.
2. A construção do PPP é uma oportunidade para que a escola se reposicione perante a comunidade, fortalecendo o compromisso com a educação de qualidade e a transformação social.
3. A participação dos pais na elaboração do PPP é fundamental, pois permite que a escola atenda às expectativas e necessidades das famílias, promovendo um ambiente educacional mais acolhedor e colaborativo.
4. O PPP deve ser elaborado exclusivamente pelos gestores escolares, já que são eles os responsáveis pela implementação das políticas educacionais definidas pela secretaria de educação.
5. O PPP, ao contemplar a educação inclusiva, deve prever estratégias específicas para a formação dos professores, a adaptação dos materiais didáticos e a organização dos espaços escolares.
Alternativas:
1. O PPP deve refletir os princípios de inclusão e respeito à diversidade, integrando práticas pedagógicas que garantam a equidade de acesso e a qualidade do ensino para todos os alunos.
2. A construção do PPP é uma oportunidade para que a escola se reposicione perante a comunidade, fortalecendo o compromisso com a educação de qualidade e a transformação social.
3. A participação dos pais na elaboração do PPP é fundamental, pois permite que a escola atenda às expectativas e necessidades das famílias, promovendo um ambiente educacional mais acolhedor e colaborativo.
4. O PPP deve ser elaborado exclusivamente pelos gestores escolares, já que são eles os responsáveis pela implementação das políticas educacionais definidas pela secretaria de educação.
5. O PPP, ao contemplar a educação inclusiva, deve prever estratégias específicas para a formação dos professores, a adaptação dos materiais didáticos e a organização dos espaços escolares.
Alternativas:
Concurso:
Prefeitura de Queimadas - PB
Disciplina:
Pedagogia
Uma escola em Queimadas, PB, está passando por um processo de revisão de seu Projeto Político Pedagógico (PPP) para garantir que ele esteja alinhado às novas diretrizes educacionais e às demandas da comunidade escolar. Durante as discussões, surgiram dúvidas sobre a importância da participação dos diferentes atores da escola na construção do PPP. Sobre esse tema, avalie as assertivas seguintes:
1. O Projeto Político Pedagógico é um documento fundamental para a identidade da escola, pois define as diretrizes pedagógicas e administrativas que orientam todas as ações escolares.
2. A construção do PPP deve ser um processo democrático e participativo, envolvendo toda a comunidade escolar, incluindo professores, alunos, pais e funcionários, para que reflita os valores e necessidades de todos.
3. O PPP deve ser revisado periodicamente, especialmente em resposta a mudanças nas políticas educacionais ou nas demandas da comunidade, garantindo sua relevância e efetividade.
4. A autonomia escolar, prevista na LDBEN, permite que cada escola elabore seu PPP de forma independente, sem necessidade de alinhamento com as diretrizes nacionais ou estaduais de educação.
5. O PPP, uma vez elaborado, deve ser rigidamente seguido pela escola, não permitindo adaptações ou mudanças ao longo do tempo, exceto em casos de força maior.
Alternativas:
1. O Projeto Político Pedagógico é um documento fundamental para a identidade da escola, pois define as diretrizes pedagógicas e administrativas que orientam todas as ações escolares.
2. A construção do PPP deve ser um processo democrático e participativo, envolvendo toda a comunidade escolar, incluindo professores, alunos, pais e funcionários, para que reflita os valores e necessidades de todos.
3. O PPP deve ser revisado periodicamente, especialmente em resposta a mudanças nas políticas educacionais ou nas demandas da comunidade, garantindo sua relevância e efetividade.
4. A autonomia escolar, prevista na LDBEN, permite que cada escola elabore seu PPP de forma independente, sem necessidade de alinhamento com as diretrizes nacionais ou estaduais de educação.
5. O PPP, uma vez elaborado, deve ser rigidamente seguido pela escola, não permitindo adaptações ou mudanças ao longo do tempo, exceto em casos de força maior.
Alternativas:
Concurso:
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Disciplina:
Pedagogia
Leia, com atenção, o excerto abaixo:
“O projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade.” (Veiga,2011, p.12-13)
Ao abordar a construção do projeto político pedagógico da escola, Veiga destaca sete elementos básicos coerentes com os princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério. Entre eles:
“O projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade.” (Veiga,2011, p.12-13)
Ao abordar a construção do projeto político pedagógico da escola, Veiga destaca sete elementos básicos coerentes com os princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério. Entre eles:
Concurso:
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com pesquisadores do campo educacional, é correto afirmar que o Projeto Político-Pedagógico:
1. É um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa.
2. É uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes da instituição.
3. Deve ser compreendido como instrumento e processo de organização da escola.
4. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. É um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa.
2. É uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes da instituição.
3. Deve ser compreendido como instrumento e processo de organização da escola.
4. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Concurso:
Prefeitura de Guamaré - RN
Disciplina:
Pedagogia
O projeto político-pedagógico é um importante documento da escola porque