Questões de Concurso
Filtrar
292 Questões de concurso encontradas
Página 39 de 59
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Serrana - SP
Disciplina:
Pedagogia
O gestor de uma escola pública reúne os professores, funcionários e pais de alunos para o processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola. Prepara e apresenta dados coletados sobre resultados de rendimento dos alunos nos anos anteriores, estudos sobre o território onde a escola se localiza, diagnóstico sobre a comunidade da escola e propõe que o público presente se distribua em grupos menores, para analisarem os problemas, definirem as prioridades e estabelecerem metas e ações a curto, médio e longo prazos.
Considere a situação relatada frente ao que dispõe a Constituição Federal de 1988 e assinale a alternativa que corretamente a caracteriza.
Considere a situação relatada frente ao que dispõe a Constituição Federal de 1988 e assinale a alternativa que corretamente a caracteriza.
Concurso:
Prefeitura de Buritizal - SP
Disciplina:
Pedagogia
Para Queiroz e Moita (2007), é importante que o professor em formação e/ou o que já se encontra atuando conheça as tendências pedagógicas que influenciaram as práticas pedagógicas no Brasil, a fim de construir conscientemente a sua própria trajetória político-pedagógica. Entre elas, a tendência liberal tradicional, na qual o papel do aluno é de
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) ou Proposta Pedagógica é um instrumento orientador, que toda instituição de ensino tem a responsabilidade de elaborar e executar, conforme Art.12, da Lei nº 9.394/1996. Deve estabelecer as intenções e as estratégias para o processo pedagógico a ser desenvolvido na escola. É uma ação pedagógica e política que envolve todos os membros do corpo escolar. É o projeto maior da escola e deve ser construído pensando em todas as dimensões, para que seja um plano global da instituição e aponte caminhos para a construção de sua identidade. Nessa perspectiva, a concepção do PPP deverá apresentar características:
I. Manter velado o compromisso com a formação do cidadão.
II. Preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que guarde os conflitos e as contradições.
III. Explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo.
IV. Conter opções precisas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade específica.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Manter velado o compromisso com a formação do cidadão.
II. Preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que guarde os conflitos e as contradições.
III. Explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo.
IV. Conter opções precisas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade específica.
Está correto o que se afirma apenas em
O Projeto Político-Pedagógico (PPP), ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola.
(VEIGA,1998, p.13-14.)
O PPP é constituído de três partes que se integram para traçar o projeto da escola: marco situacional, marco conceitual e marco operacional. Considerando o exposto, bem como o marco operacional, assinale a afirmativa correta.
(VEIGA,1998, p.13-14.)
O PPP é constituído de três partes que se integram para traçar o projeto da escola: marco situacional, marco conceitual e marco operacional. Considerando o exposto, bem como o marco operacional, assinale a afirmativa correta.
Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação, são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.
(VEIGA,2002. p.7.)
Considerando o exposto, bem como a organização do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de cada escola, são considerados princípios básicos da construção do currículo.
I. O currículo é um processo em construção. A análise e a compreensão do processo de produção do conhecimento escolar ampliam a compreensão sobre as questões curriculares. II. O currículo escolar, em sua organização, deve constar e ensinar cada disciplina separadamente, e as que são consideradas de maior importância em detrimento de outras recebem mais tempo para serem explanadas no contexto escolar. III. O currículo sempre visa privilegiar determinada cultura e, por isso, é necessária uma criteriosa análise e reflexão por parte dos sujeitos em interação, no caso, as autoridades escolares e os docentes com o mesmo objetivo, baseando-se em referenciais teóricos.
Está correto o que se afirma em
(VEIGA,2002. p.7.)
Considerando o exposto, bem como a organização do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de cada escola, são considerados princípios básicos da construção do currículo.
I. O currículo é um processo em construção. A análise e a compreensão do processo de produção do conhecimento escolar ampliam a compreensão sobre as questões curriculares. II. O currículo escolar, em sua organização, deve constar e ensinar cada disciplina separadamente, e as que são consideradas de maior importância em detrimento de outras recebem mais tempo para serem explanadas no contexto escolar. III. O currículo sempre visa privilegiar determinada cultura e, por isso, é necessária uma criteriosa análise e reflexão por parte dos sujeitos em interação, no caso, as autoridades escolares e os docentes com o mesmo objetivo, baseando-se em referenciais teóricos.
Está correto o que se afirma em