Filtrar


Questões por página:
“_____________________________ norteia o trabalho educativo proposto pela instituição de ensino como um todo trazendo, no seu marco operacional, _______________________ que expressa a forma como as concepções assumidas coletivamente serão efetivadas na prática pedagógica. Tal prática se consolida por meio da seleção, ordenação e avaliação dos conteúdos, definidos os conteúdos estruturantes e básicos de cada disciplina/componente que compõem o currículo. Dessa forma, _______________________ deve estar em consonância com a Proposta Pedagógica Curricular e apontar o conteúdo específico, os objetivos, os encaminhamentos metodológicos, os recursos didáticos, os instrumentos e os critérios de avaliação.” Considerando os documentos norteadores da organização escolar nas escolas paranaenses, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
O Projeto Político-Pedagógico, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola. (VEIGA,2007, p.13.)
Sobre o Projeto Político-Pedagógico, é INCORRETO afirmar que:

O Artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) define dois princípios da gestão democrática do ensino público:


Art.14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:


I. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.


De acordo com essa legislação, ao pensar e fazer o projeto pedagógico da escola pública, os professores devem:

Um dos elementos que constituem a gestão democrática na escola está relacionado à construção do projeto político pedagógico, que a partir da Lei nº 9394/96 (LDB) passou a ser obrigatório em todos os estabelecimentos de ensino.


Sobre o projeto político-pedagógico (PPP), analise as afirmativas a seguir.


I. O PPP é um produto do processo de planejamento escolar, dando visibilidade ao planejamento participativo.

II. O PPP deve ser elaborado com a participação dos profissionais da educação e representantes da comunidade escolar.

III. O PPP definirá as normas de gestão democrática da escola graças à participação do conselho escolar ou seu equivalente.


Está correto o que se afirma em

No escopo da LDBEN, Lei n° 9.394/1996, artigo 14, menciona-se o Projeto Político Pedagógico, que vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

(Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br. Adaptado)


Sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP):