Filtrar


Questões por página:
O trabalho do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família (ESF) exige o desenvolvimento de habilidades e estratégias que permitam a eficiência na prevenção e promoção da saúde.

Sobre essa reflexão, assinale a alternativa INCORRETA.
A Política Nacional de Promoção de Saúde tem como objetivo promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes.

Nesta política foram priorizadas ações voltadas a, EXCETO:
A Política Nacional de Promoção da Saúde elencou temas prioritários que acabaram embasando ao longo dos anos as ações de promoção em todas as esferas do SUS. São eles:
1. Imunização, que visa minimizar a volta de epidemias no território nacional.2. Alimentação adequada e saudável, que compreende promover ações visando à promoção da saúde e à segurança alimentar e nutricional.3. Práticas corporais e atividades físicas, que compreende promover ações, aconselhamento e divulgação de práticas corporais e atividades físicas, incentivando a melhoria das condições dos espaços públicos, considerando a cultura local e incorporando brincadeiras, jogos, danças populares, dentre outras práticas.4. Enfrentamento do uso do tabaco e seus derivados, bem como o enfrentamento do uso abusivo de álcool e outras drogas.5. Controle da Hipertensão e do Diabetes, com visitas à redução de doenças cardiovasculares.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Ainda de acordo com as Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde, os três eixos fundamentais para viabilizar a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens são:
Segundo as Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde, propostas pelo Ministério da Saúde, a participação juvenil “contribui para a autoestima do adolescente e do jovem, a sua assertividade e a formulação de um projeto de vida. Esses aprendizados constituem-se em elementos-chave de qualquer estratégia de prevenção à violência, bem como ao abuso de drogas e na prevenção às DST/Aids”. Deste modo, favorecer a participação juvenil é uma estratégia eficaz: