Filtrar


Questões por página:

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seu ciclo de vida, com o objetivo de:

I- Assegurar espaços de convívio familiar e comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade;

II- Priorizar a cultura nacional do país;

III- Desenvolver o sentimento de pertença e de identidade;

IV- Promover a socialização e convivência.


Dos itens acima

De acordo com a Lei nº 8.069/1990 (ECA): “A garantia de prioridade compreende: destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à ________________”; e “É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em ________________, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Em relação à Assistência Social e às Proteções Afiançadas, a PNAS (2004) determina dois níveis de proteção: proteção social básica e proteção social especial. Os serviços de proteção social básica serão executados de forma direta nos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS e em outras unidades básicas e públicas de assistência social, bem como de forma indireta nas entidades e organizações de assistência social da área de abrangência dos CRAS. Além de ser responsável pelo desenvolvimento do Programa de Atenção Integral às Famílias – com referência territorializada, que valorize as heterogeneidades, as particularidades de cada grupo familiar, a diversidade de culturas e que promova o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários –, a equipe do CRAS deve:
Sobre os impactos sociais esperados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvidos pela atenção básica de assistência social, considere:
I- Redução das ocorrências de situações de vulnerabilidade social. II- Identificação de situações de violação de direitos socioassistenciais. III- Prevenção da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência. IV- Ampliação do acesso aos direitos socioassistenciais.
São impactos sociais esperados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos:
O Decreto nº 9761/2019, que estabelece alterações na Política Nacional de Drogas, até então em vigor, tem como centralidade a promoção da abstinência e do fortalecimento de comunidades terapêuticas como lócus de cuidado, tratamento e promoção da saúde, entre outros aspectos. Basicamente essas alterações