Questões de Concurso
Filtrar
247 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 50
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Rio Negro - PR
Disciplina:
Psicologia
A neuropsicopedagogia é o estudo das relações entre o cérebro e a aprendizagem humana, tendo seu embasamento teórico fundamentado na neurociência aplicada à educação, interconectando a pedagogia e a psicologia cognitiva. A neurociência aplicada à educação possibilita aos profissionais da educação um entendimento mais amplo sobre a plasticidade cerebral, o funcionamento neurológico, o desenvolvimento e a manutenção cerebral, conhecimentos que darão suporte à compreensão do processo de aprendizagem. Sendo assim, quando a neurociência dialoga com a educação:
Concurso:
Prefeitura de Águia Branca - ES
Disciplina:
Psicologia
Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo se dá por:
Concurso:
Prefeitura de Águia Branca - ES
Disciplina:
Psicologia
É correto afirmar tendo em vista a Teoria de Aprendizagem segundo Piaget:
A concepção de ensino e aprendizagem que o professor adota repercute na sua prática. Existe uma oposição entre dois tipos de educação: a educação "bancária" ou "convergente" e a "problematizadora" ou "libertadora". Considerando a educação bancária e a libertadora, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) A educação bancária deposita informações em um aluno recipiente e passivo.
(__) A educação libertadora está baseada na transmissão do conhecimento e da experiência do professor.
(__) A educação bancária impede professores e alunos de exercerem sua criatividade.
(__) A educação libertadora reconhece o professor e o aluno como sujeitos de suas ações.
A sequência está correta em:
Diariamente, as escolas brasileiras encaminham alunos para serviços especializados de saúde, com destaque para o atendimento psicológico. As queixas em relação a tais crianças, embora variadas, possuem um padrão comum: as relativas à aprendizagem e ao comportamento. A crescente patologização da infância em processo escolar tem sido foco de preocupação da Psicologia, em especial com o aumento de diagnósticos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em crianças escolarizadas.
A partir de uma perspectiva da análise institucional, uma intervenção nos processos de ensino-aprendizagem precisa
A partir de uma perspectiva da análise institucional, uma intervenção nos processos de ensino-aprendizagem precisa