Questões de Concurso
Filtrar
208 Questões de concurso encontradas
Página 10 de 42
Questões por página:
Julgue o item a seguir.
Embasada na Teoria Convergente de Jorge Vista, Simaia Sampaio apresentou o diagnóstico psicopedagógico por um processo pelo qual pode-se identificar e caracterizar sintomas, necessidades, habilidades e competências. Diante disso, para a autora, o uso de técnicas projetivas é visto como inadequado para o processo de avaliação.
Julgue o item a seguir.
A avaliação psicopedagógica é uma ferramenta para tomar decisões que melhorem a resposta educacional do aluno ou grupo de alunos, mas também para promover mudanças do contexto escolar e/ou familiar. Sendo assim muitos cuidados são necessários para uma tomada de decisão e avaliação, dentre elas, conhecimento do Projeto Curricular da Escola e Projeto Educativo da Escola.
Julgue o item a seguir.
O trabalho psicopedagógico requer, dentre diversas atribuições, a necessidade do profissional buscar a supervisão. Apesar de não ser estabelecida dentro do código de ética do psicopedagogo, a supervisão é um espaço de formação e de análise da prática que propiciam novas perspectivas de atuação e, por isso, cabe ao profissional buscá-la em todo seu processo de atuação.
Julgue o item a seguir.
As oficinas psicopedagógicas permitem a vivência prática de aspectos teóricos sócio-interacionistas e construtivistas de um modo mais abrangente, uma vez que os ensinantes e os aprendentes tornam-se mediadores coletivos nos movimentos de processar, produzir e desenvolver conhecimento.
Julgue o item a seguir.
Para se entender como ocorre a aprendizagem na mente de um sujeito, diversos estudiosos cognitivistas recorrem à metáfora do processamento da informação. Assim como nos computadores, existem três elementos básicos que caracterizam a aprendizagem por processamento da informação: um dado emitido pelo ambiente, o papel ativo do aprendiz e o conteúdo aprendido. Percebe-se, a partir dessas informações, que a linha cognitivista é presente nessa teoria da aprendizagem.