Questões de Concurso
Filtrar
246 Questões de concurso encontradas
Página 18 de 50
Questões por página:
Julgue o item a seguir.
O trabalho psicopedagógico requer, dentre diversas atribuições, a necessidade do profissional buscar a supervisão. Apesar de não ser estabelecida dentro do código de ética do psicopedagogo, a supervisão é um espaço de formação e de análise da prática que propiciam novas perspectivas de atuação e, por isso, cabe ao profissional buscá-la em todo seu processo de atuação.
Julgue o item a seguir.
As oficinas psicopedagógicas permitem a vivência prática de aspectos teóricos sócio-interacionistas e construtivistas de um modo mais abrangente, uma vez que os ensinantes e os aprendentes tornam-se mediadores coletivos nos movimentos de processar, produzir e desenvolver conhecimento.
Julgue o item a seguir.
Para se entender como ocorre a aprendizagem na mente de um sujeito, diversos estudiosos cognitivistas recorrem à metáfora do processamento da informação. Assim como nos computadores, existem três elementos básicos que caracterizam a aprendizagem por processamento da informação: um dado emitido pelo ambiente, o papel ativo do aprendiz e o conteúdo aprendido. Percebe-se, a partir dessas informações, que a linha cognitivista é presente nessa teoria da aprendizagem.
Julgue o item a seguir.
A teoria da assimilação de David Paul Ausubel – ou teoria da aprendizagem significativa – é uma teoria cognitivista e procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento. Segundo o autor, a aprendizagem pode ser processada pela descoberta ou pela recepção. Para a aprendizagem ser significativa em um processo de recepção, o educando necessita atuar ativamente sobre esse material expositivo a fim de relacioná-lo a ideias relevantes disponíveis em sua estrutura cognitiva.
Julgue o item a seguir.
A psicopedagogia nasceu a partir das dificuldades motoras percebidas em crianças com distúrbios neurológicos. Com o objetivo de auxiliar a adaptação dos pacientes nas atividades de vida diária, como comer com os talheres, segurar um copo e demais demandas, a psicopedagogia surgiu como suporte para estimulação motora e cognitiva desses pacientes. A partir desse histórico e do contato com as pesquisas da época, é que psicopedagogia formou a base teórica como a conhecemos hoje.