Filtrar


Questões por página:
No contexto escolar, se o psicólogo for convidado a colaborar na reformulação do instrumento que propõe ações educativas, então, nesse caso, ele contribuirá com o
O trabalho do psicólogo na escola pode envolver alunos, pais, professores e outros funcionários da escola. Quando atua com um desses segmentos específicos, o psicólogo deve visar
O psicólogo pode contribuir para que as escolas sejam espaços propícios para a promoção do respeito e da aceitação da diversidade ao
O cenário da educação brasileira mostra uma realidade social de grandes problemas: a) indicadores que apontam para a exclusão de crianças e jovens em todos os níveis de ensino especialmente na rede pública; b) educação concebida como mercadoria, não como direito, o que divide o país em escolas particulares e públicas com condições de funcionamento muito diferentes; c) professores e famílias sofrendo o impacto de políticas educacionais assistencialistas e demagógicas, como por exemplo, as escolas integrais que não têm como funcionar por falta de todo tipo de estrutura; d) crianças e adolescentes que não conseguem aprender e experimentam o fracasso escolar cotidiano ao frequentar a escola; e) jovens que não conseguem prosseguir seus estudos evadindo-se, muito precocemente, para a busca de trabalho; f) universitários que, apesar das políticas que se apresentam como facilitadoras do acesso ao ensino superior, não conseguem permanecer em seus cursos e não se titulam; e) professores mal pagos e mal formados que trabalham como escravos de uma situação de tensão e desgastes, tanto físico quanto psicológico, aviltados em seus direitos trabalhistas e que se caracterizam hoje por uma classe trabalhadora estafada e doente.
Guzzo. Risco e proteção: análise crítica de indicadores para uma intervenção preventiva na escola.2016.

Considerando-se o texto precedente e os desafios presentes no cenário brasileiro, é correto afirmar que a atuação do psicólogo na escola deve ter enfoque
mostrar texto associado
Conforme uma perspectiva sócio-histórica da educação escolar, a escolha do quê ensinar deve se basear em