Questões de Concurso
Filtrar
208 Questões de concurso encontradas
Página 38 de 42
Questões por página:
De acordo com Santrock (2009, p.7-8), as habilidades motivacionais dão aos estudantes a oportunidade de pensar de forma criativa e profunda sobre objetos, situações e experiências de modo geral. Essa concepção remete a algumas estratégias de ensino adotadas por professores no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com essa concepção e as estratégias que podem ser adotadas no referido processo, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Abordagem construtivista.
2. Abordagem do ensino direto.
( ) Centrada no estudante, enfatiza a importância de o indivíduo construir ativamente o conhecimento e a compreensão com orientação do professor.
( ) Os estudantes geralmente são controlados e orientados na exploração de elementos do mundo, visando assegurar o progresso no desempenho adâmico.
( ) Os estudantes devem ser encorajados a explorar o mundo, descobrir conhecimento, refletir e pensar criticamente com monitoramento cuidadoso e orientação significativa do professor.
( ) Centrada na estruturação e centralização de expectativas para o progresso do estudante, para o máximo tempo empenhado no cumprimento de tarefas e na manutenção de um quantum mínimo de aspectos negativos.
A sequência está correta em
“Pesquisas úteis são conduzidas frequentemente sobre estilos de aprendizagem e formas de inteligência. Leia essas pesquisas. A ideia básica que você deve ter em mente é que os estudantes devem pensar por si mesmos. Seu trabalho é ensiná-los como pensar e dar a eles as ferramentas necessárias. Seus estudantes ficarão muito surpresos ao perceberem o quão inteligentes são. E você não precisa mostrar a eles o quão inteligente você é...”
(Sandtrock,2009, p.2.)
A referida citação remete à abordagem psicológica da educação. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A psicologia educacional extrai muito de seu conhecimento de uma teoria mais ampla e da pesquisa em psicologia.
( ) A psicologia educacional tem como objetivo fornecer conhecimento de pesquisa que possa ser eficientemente aplicado a situações de ensino.
( ) As teorias inatista-maturacionistas da aprendizagem preconizam que o desenvolvimento e a aprendizagem são processos incoerentes e que o ambiente e a experiência são determinantes do comportamento.
( ) As teorias psicogenéticas concebem que o desenvolvimento é um processo mediado, ou seja, as mudanças que ocorrem ao longo da vida estão marcadas pela interação que as pessoas estabelecem com seu meio social e cultural.
A sequência está correta em
A característica principal de um sujeito com disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor. Sobre as características dessa confusão de letras; analise.
I. Confusão de sílabas como “encontraram” / “encontrarão”.
II. A troca de letras que se parecem sonoramente (faca/vaca).
III. Adições (ventilador); omissões (cadeira/cadera); fragmentações (a noitecer), inversões (pipoca/picoca) e junções (maistarde).
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)