Filtrar


Questões por página:

De acordo com Santrock (2009, p.7-8), as habilidades motivacionais dão aos estudantes a oportunidade de pensar de forma criativa e profunda sobre objetos, situações e experiências de modo geral. Essa concepção remete a algumas estratégias de ensino adotadas por professores no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com essa concepção e as estratégias que podem ser adotadas no referido processo, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Abordagem construtivista.

2. Abordagem do ensino direto.


( ) Centrada no estudante, enfatiza a importância de o indivíduo construir ativamente o conhecimento e a compreensão com orientação do professor.

( ) Os estudantes geralmente são controlados e orientados na exploração de elementos do mundo, visando assegurar o progresso no desempenho adâmico.

( ) Os estudantes devem ser encorajados a explorar o mundo, descobrir conhecimento, refletir e pensar criticamente com monitoramento cuidadoso e orientação significativa do professor.

( ) Centrada na estruturação e centralização de expectativas para o progresso do estudante, para o máximo tempo empenhado no cumprimento de tarefas e na manutenção de um quantum mínimo de aspectos negativos.

A sequência está correta em

“Pesquisas úteis são conduzidas frequentemente sobre estilos de aprendizagem e formas de inteligência. Leia essas pesquisas. A ideia básica que você deve ter em mente é que os estudantes devem pensar por si mesmos. Seu trabalho é ensiná-los como pensar e dar a eles as ferramentas necessárias. Seus estudantes ficarão muito surpresos ao perceberem o quão inteligentes são. E você não precisa mostrar a eles o quão inteligente você é...”

(Sandtrock,2009, p.2.)

A referida citação remete à abordagem psicológica da educação. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A psicologia educacional extrai muito de seu conhecimento de uma teoria mais ampla e da pesquisa em psicologia.

( ) A psicologia educacional tem como objetivo fornecer conhecimento de pesquisa que possa ser eficientemente aplicado a situações de ensino.

( ) As teorias inatista-maturacionistas da aprendizagem preconizam que o desenvolvimento e a aprendizagem são processos incoerentes e que o ambiente e a experiência são determinantes do comportamento.

( ) As teorias psicogenéticas concebem que o desenvolvimento é um processo mediado, ou seja, as mudanças que ocorrem ao longo da vida estão marcadas pela interação que as pessoas estabelecem com seu meio social e cultural.

A sequência está correta em

Os métodos de pesquisa no âmbito da psicologia da educação são empregados com a finalidade de aprimorar o conhecimento, o emprego de práticas educacionais gerais, que podem ser aplicados com vistas a investigar o quanto uma estratégia ou programa educacional particular esteja e/ou tenda a funcionar de modo eficaz. Nessa perspectiva, esse tipo de aplicação é direcionada e, frequentemente, envolve avaliação de programa, pesquisa-ação e o professor como pesquisador. A pesquisa de avaliação de programa visa
A disgrafia é também chamada de “letra feia”. Acontece devido à incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo, a pessoa escreve muito lentamente, unindo, assim, inadequadamente as letras, tornando-as ilegíveis. São características desse distúrbio, EXCETO:

A característica principal de um sujeito com disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor. Sobre as características dessa confusão de letras; analise.


I. Confusão de sílabas como “encontraram” / “encontrarão”.

II. A troca de letras que se parecem sonoramente (faca/vaca).

III. Adições (ventilador); omissões (cadeira/cadera); fragmentações (a noitecer), inversões (pipoca/picoca) e junções (maistarde).

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)