Filtrar


Questões por página:
Foi a partir da década de 1980 do século XX que se iniciou no Brasil um movimento de análise crítica da atuação do psicólogo escolar. Sobre esta tendência da relação entre psicologia e educação pode-se afirmar que:
As políticas educacionais neoliberais implementadas no Brasil evidenciam uma nova concepção de educação e, ao mesmo tempo, repercutem negativamente sobre o trabalho docente nos aspectos concernentes às relações de emprego. Dois aspectos que exemplificam a precarização crescente que marcam a realidade a que estão submetidos os professores das redes públicas de ensino são a(o):
Uma creche tomou uma série de medidas para auxiliar a adaptação das crianças numa faixa etária entre 12 a 36 meses. Entre essas medidas, permitiu que as crianças pudessem trazer objetos significativos de casa, tal como bichinhos de pelúcia, fraldinhas ou chupetas. A orientação era que as crianças deveriam entregar esses objetos na entrada, mas que poderiam buscá-los caso vivenciassem alguma situação de ansiedade ao longo do dia. O conceito winnicotiano que melhor serve de suporte teórico para essa orientação da creche é o de:
A Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) foi fundada em 1991 e tem por finalidade:
Segundo Albertina Martínez (2007) quanto maior for o compromisso social do psicólogo escolar: