Filtrar


Questões por página:

A característica principal de um sujeito com disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor. Sobre as características dessa confusão de letras; analise.


I. Confusão de sílabas como “encontraram” / “encontrarão”.

II. A troca de letras que se parecem sonoramente (faca/vaca).

III. Adições (ventilador); omissões (cadeira/cadera); fragmentações (a noitecer), inversões (pipoca/picoca) e junções (maistarde).

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Sabe-se que o portador de discalculia comete erros diversos na solução de problemas verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais, na compreensão de números. Kocs (apud Garcia,1998) classificou a discalculia em seis subtipos, podendo ocorrer em combinações diferentes e com outros transtornos. É correto afirmar que os subtipos são:

Em geral, a dificuldade em aprender matemática pode ter várias causas. De acordo com Johnson e Myklebust, terapeuta de crianças com desordens e fracassos em aritmética, existem alguns distúrbios que poderiam interferir nesta aprendizagem; analise-os.


I. Distúrbios de leitura.

II. Distúrbios de memória auditiva.

III. Distúrbios de escrita.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Dislexia é um distúrbio na leitura afetando a escrita, normalmente detectado a partir da alfabetização, período em que a criança inicia o processo de leitura de textos. Sobre dislexia, assinale a alternativa INCORRETA.
Embora haja variações sobre as definições e as reais atribuições entre Psicologia Escolar e Educacional, atribui-se à primeira o status de aplicada (visando à atuação prática) e à segunda, o de acadêmica (visando à pesquisa). Um dos propósitos do Psicólogo Escolar é: