Filtrar


Questões por página:
A história da Psicologia da Educação, no que diz respeito à sua origem, confunde-se com a história da Psicologia científica e com a evolução do pensamento educativo. A partir de quais ciências é CORRETO afirmar que a Psicologia da Educação teve seu lastro principal de ancoragem?
Destaca-se que a Psicologia, como ciência de fundamentos da Educação, tem papel relevante na inclusão justamente pela compreensão do desenvolvimento humano de forma geral, e, de forma específica do indivíduo.
Assim, é CORRETO afirmar que, dentre algumas intervenções que o Psicólogo Escolar pode fazer, inclui-se (incluem-se):
Para Bock (2004, p.153), et al. “A abordagem cognitivista diferencia a aprendizagem mecânica da aprendizagem significativa”.
Fonte: BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia.13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva,2004.368 p. ISBN: 8502029002.

Diante disso, analise as assertivas a seguir.

I- a aprendizagem mecânica refere-se à aprendizagem de novas informações, com pouca ou nenhuma associação com conceitos já existentes na estrutura cognitiva.
II- a aprendizagem mecânica é aquela com significado de visão de mundo, que serve para descrever e enfrentar situações novas.
III- a aprendizagem significativa processa-se quando um novo conteúdo relaciona-se com conceitos relevantes, claros e disponíveis na estrutura cognitiva, sendo assim assimilado por ela.
IV- a aprendizagem mecânica é aquela que nos fornece os signos e instrumentos que permitem pensar o mundo à nossa volta.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
A Psicologia da Educação, por ter natureza e origem híbridas, gera divergências entre seus estudos quanto às considerações sobre sua autonomia epistemológica. Segundo Coll (2000), existem duas correntes ou posicionamentos, nitidamente contrastantes a esse respeito:
Fonte: COLL, C; PALACIOS, J. & MARCHESI, A. (ORG.). Desenvolvimento Psicológico e Educação - Psicologia Da Educação, Volume 2. Artes Médicas, Porto Alegre: 1996.

A partir deste contexto, analise as afirmações a seguir:

I- A Psicologia da Educação é empregada para designar o corpo de princípios e explicações alcançados pela Psicologia, como a Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento.
II- A Psicologia da Educação é entendida como uma disciplina sem autonomia científica e didática.
III- A Psicologia da Educação é uma “disciplina-ponte” entre várias ciências, caracterizando-se como uma disciplina de natureza aplicada.
IV- A Psicologia da Educação é uma especialização dentro da Pedagogia e/ou Psicologia, que trata dos distúrbios de aprendizagem.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
A neuropsicologia na área de aprendizado e memória tem uma complexidade, mas ao mesmo tempo uma importância nas suas funções neurais. A complexidade da memória diz respeito ao envolvimento de diversos processos de recepção, arquivamento e recordação de informações. Trata-se de uma função multifacetada, envolvendo diversos mecanismos neurais e de fundamental importância para o funcionamento do indivíduo. A capacidade individual de aquirir, reter e resgatar informações de forma consciente permite, teoricamente, utilizar as experiências anteriores como dados para a tomada de decisões. Conforme o indivíduo é novamente submetido a situações similares àquelas já vivenciadas, ele se torna capaz de reconhecer padrões e ter comportamentos coerentes com suas experiências. A partir do fragmento acima, quais são as caraterísticas da memória de longo prazo?