Filtrar


Questões por página:
Sobre concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas para Giusta (2013), é INCORRETO afirmar que
Com base nas Referências Técnicas para Atuação do Psicólogo na Educação Básica, é INCORRETO afirmar que
Sobre inclusão e acessibilidade é, INCORRETO afirmar que
mostrar texto associado
As demandas escolares apresentadas aos psicólogos pelos educadores frequentemente são centradas nos alunos e apresentam uma expectativa de intervenção voltada para o psicodiagnóstico ou o atendimento individualizado. Dessa forma, é importante distinguir o fazer pedagógico e educativo, que poderá estar assentado em saberes desenvolvidos pela Psicologia. Na intervenção pedagógica, por exemplo, o objetivo é facilitar os processos educacionais através da mediação; enquanto a intervenção psicológica visa ao processo de aprendizagem que envolve a aquisição de conhecimentos e habilidades.
mostrar texto associado
O tema “fracasso escolar” está em evidência na realidade social com toda premência. Através de uma leitura psicanalítica, é possível formular teorias que permitem uma melhor compreensão das funções simbólicas da organização do pensamento e das características da personalidade, estando essas atividades psíquicas estreitamente ligadas à aprendizagem. Na perspectiva psicanalítica, a síndrome do fracasso escolar tem que ser analisada considerando a dinâmica psíquica do indivíduo, tentando detectar os sofrimentos que a realidade impõe ao mesmo, causando marcas por vezes imperceptíveis e consequentemente ignoradas.