Questões de Concurso
Filtrar
208 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 42
Questões por página:
Julgue o item a seguir.
O olhar do psicopedagogo para as dificuldades de aprendizagem do sujeito necessita partir de uma leitura ampla, contextualizada, integrada em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, familiares e motores. Um olhar que permita levantar hipóteses, formular desafios, buscar verdadeiras causas dessas dificuldades, para só assim poder delineá-las e intervir sobre elas por meio de uma perspectiva mais promissora. Sendo assim, a observação não é considerada como um método de avaliação psicopedagógica eficaz para a coleta de informações e diagnóstico.
Julgue o item a seguir.
Para os teóricos, as oficinas psicopedagógicas são exclusivamente lugares de compartilhamento de conhecimentos e não devem ser utilizadas para práticas psicopedagógicas de avaliação e intervenção, uma vez que, diferente do processo de diagnóstico terapêutico, as oficinas não requerem um roteiro de planejamento para sua aplicação.
Julgue o item a seguir.
O Psicopedagogo institucional dá assistência aos professores e a outros profissionais da instituição escolar para melhoria das condições do processo de ensinoaprendizagem, assim como para prevenção dos problemas de aprendizagem.
Julgue o item a seguir.
Na instituição escolar, o psicopedagogo dispõe de diversas ações, mas sua atuação específica se dá com atendimento individualizado dos estudantes da escola, no sentido de investigar suas necessidades com o objetivo de apontar soluções e uma melhor qualidade no processo de ensino-aprendizagem. A primeira etapa dessa intervenção é a escuta da queixa para depois realizar um estudo diagnóstico da caracterização da instituição e pelo levantamento dos principais conflitos que impedem que o processo educacional avance.
Julgue o item a seguir.
No atendimento psicopedagógico, há a primeira etapa de diagnóstico, logo após a escuta da queixa, que é a investigação do que está causando um problema que está dificultando o aprendizado. Por tanto, o olhar do psicopedagogo para as dificuldades do sujeito necessita partir de uma leitura ampla, contextualizada, integrada em seus aspectos cognitivos, afetivos, sociais, familiares e motores.