Filtrar


Questões por página:
A metacognição como processo individual em resposta aos desafios do contexto educacional é uma realidade, mas não é valorizada como parte da constituição da autonomia e da criatividade do indivíduo nas situações de aprendizagem. Desenvolver o conceito de metacognição pressupõe um aluno como um sujeito ativo em sua aprendizagem, progredindo rumo à compreensão do que aprende e ao modo possível de realizar a aprendizagem. Diante do exposto, analise as afirmativas a dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre o conceito e a utilização da metacognição.

( ) Para desenvolver a metacognição, as ações planejadas pelo professor devem minimizar a reflexão do indivíduo sobre o próprio processo de aprendizagem, permitindo elaborar estratégias diferenciadas conforme o grau de dificuldade dos desafios cotidianos.

( ) As estratégias metacognitivas devem abranger reações e atitudes sociais que encaminham o processo de aprendizagem, principalmente na forma como a informação será mantida.

( ) Metacognição é a capacidade de pensar o próprio processo de aprendizagem, estimulada por ações didáticas planejadas de forma a potencializar a reflexão e introspecção do indivíduo.

( ) No processo metacognitivo, os alunos realizam ações a partir de seus conhecimentos, envolvendo o pensar sobre seus saberes. Vão descobrindo meios, condições, de dominar e administrar os próprios saberes, como se tivessem um mediador interno inspecionando os próprios pensamentos.


Estão corretas as afirmativas:
A partir da afirmativa “Na escola, [...] [o] envolvimento da criança nos exige ações pedagógicas intencionais e conscientes, que provoquem situações nas quais ela possa se envolver ativamente, aprender e se desenvolver”, argumenta-se que:
A concepção do papel da professora/professor da escola da infância é culturalmente elaborado e, contemporaneamente, é alvo de estudos, políticas de formação e reflexões. A identidade profissional da professora/professor requer:
A Rejeição ou desqualificação da criança ou do adolescente, ou proibições de convívio social, são algumas formas de:
Na aprendizagem Genético-Cognitiva o Comportamento humano: