Filtrar


Questões por página:

Julgue o item que se segue.


A linguagem é uma forma de ação socialmente mediada e organizada pelo discurso, transcendendo a mera construção individual descontextualizada. Essa perspectiva sociointeracionista e discursiva reconhece a língua como uma prática compartilhada entre sujeitos, contextualizada historicamente, e se manifesta através de uma variedade de ações de linguagem, como persuadir, narrar, opinar, entre outras.

Julgue o item que se segue.


Vygotsky defendeu que o desenvolvimento cognitivo da criança é determinado pelo seu nível de maturação biológica e não é influenciado pelo ambiente social ou cultural. Ele considerou o ambiente apenas como um recipiente passivo para a expressão das habilidades cognitivas pré-determinadas.

Julgue o item que se segue.


Vygotsky concebeu o desenvolvimento infantil como um processo complexo influenciado pela interação entre fatores biológicos e socioculturais. Sua teoria reconhece que o desenvolvimento cognitivo das crianças é moldado pela dinâmica entre aspectos biológicos inatos e influências socioculturais, indo além de uma abordagem puramente determinista ou ambientalista.

Julgue o item que se segue.


Quando falamos em desenvolvimento socioafetivo, devemos nos lembrar que esse tipo de desenvolvimento atinge seu pico na adolescência e permanece estável ao longo da vida adulta, com pouca capacidade de mudança.

Julgue o item que se segue.


O desenvolvimento cognitivo das crianças é um processo simples, no qual a influência de fatores ambientais, sociais, biológicos e culturais interage de forma não linear e multidirecional, resultando em trajetórias individuais altamente variáveis, nas quais a idade cronológica e o estágio de desenvolvimento biológico desempenham apenas um papel periférico e limitado na determinação do progresso cognitivo.