Filtrar


Questões por página:
Em relação aos transtornos invasivos do desenvolvimento, é CORRETO afirmar que a Síndrome de Rett pode ser reconhecida corretamente em:
Considerando os estudos que fundamentaram a Didática na perspectiva psicológica, relacione corretamente os nomes dos teóricos às afirmações correspondentes, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I 1. Pestalozzi (1746-1827) 2. Locke (1632-1704) 3. Rousseau (1712-1778) 4. Herbart (1776-1841)
Coluna II ( ) Considerado “o pai da Psicologia”, delimitou a Didática em sua doutrina da educação, diferenciando os termos instrução e ensino.
( ) Defendeu o princípio da não autoridade de uns sobre os outros em situações de aprendizagem, enquanto princípio central do método de ensino.
( ) Acreditava na promoção de uma aprendizagem atraente tendo como base o conhecimento do caráter da criança e as características necessárias a um bom educador.
( ) Apresentou dimensões sociais à problemática educacional. Acreditava que a metodologia da Didática se destinava ao desenvolvimento do aluno.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
Telma passou recentemente em concurso público e vai assumir sua primeira turma em fevereiro. Ela tem se sentido ansiosa e afirma até sentir algum medo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a perspectiva de Paulo Freire (1997) a respeito do medo vivenciado pela educadora na escola, em especial no primeiro dia de aula.

Os conceitos espontâneos existem sem que se tenha consciência deles, ou que sobre eles se tenha qualquer controle. Os conceitos científicos exigem uma sistematização para que sua apreensão se dê plenamente.


Numa situação de aprendizagem específica, a aquisição de construção de novos conceitos, principalmente os de caráter mais abstrato, não se dá pela interação de associações do tipo estímulo/resposta. Dirigida pelo uso da palavra, é uma operação mental que se elabora em função de uma:

O processo no qual nos inserimos como eternos aprendizes, num contexto dialógico, associado à certeza que temos de que não sabemos tudo, nem ignoramos tudo, mas que podemos saber mais em comunhão, é a base do conceito da: