Questões de Concurso
Filtrar
179 Questões de concurso encontradas
Página 35 de 36
Questões por página:
Questões por página:
No que diz respeito às relações entre alfabetização e psicomotricidade, considere as seguintes afirmações. I. A psicomotricidade é um pré-requisito para que o processo de alfabetização ocorra de maneira adequada, e, portanto, nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve-se privilegiar atividades que desenvolvam primeiramente a coordenação motora, e posteriormente a escrita. II. O professor deve estar atento às atividades de rotina, pois estas fornecem indícios a respeito da psicomotricidade da criança. III. O desenvolvimento da psicomotricidade é essencial para aquisição da escrita, porém, é preciso considerar que ambas podem e devem ser desenvolvidas em conjunto. Estão corretas:
Aprendizagem é o desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades ou atitudes que ocorrem quando o indivíduo interage com a informação e o ambiente. A aprendizagem acontece ininterruptamente. Há princípios que auxiliam a aprendizagem. Nesse contexto, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as seguintes afirmativas: ( ) A aprendizagem diminui à medida que a qualidade do envolvimento cognitivo aumenta, e declina à medida que a qualidade do envolvimento cognitivo diminui. ( ) A aprendizagem aumenta à medida que a quantidade do esforço mental empregado pelos alunos cresce. ( ) Aprendizagem via instrução multi-modal aumenta quando existe significativa sobreposição conceitual e temporal entre a informação apresentada em cada modalidade. ( ) Aprendizagem é mais corretamente atribuída a um planejamento bem orquestrado de estratégias do que à inerente superioridade de uma ou mais mídias. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
[...] A definição clara e estruturada dos objetivos instrucionais, considerando a aquisição de conhecimento e de competências adequados ao perfil profissional a ser formado, direcionará o processo de ensino para a escolha adequada de estratégias, métodos, delimitação do conteúdo específico, instrumentos de avaliação e, consequentemente, para uma aprendizagem efetiva e duradoura. Neste contexto, um dos instrumentos existentes que pode vir a facilitar esse processo nos cursos superiores é a taxonomia proposta por Benjamim Bloom, que tem, explicitamente, como objetivo, ajudar no planejamento, organização e controle dos objetivos de aprendizagem. [...] FERRAZ, A. P. C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., São Carlos, v.17, n.2, p.421-431,2010, p.422. Disponível em: . Acesso em: 18 set.2016. (adaptado). Quais as categorias de agrupamento dos objetivos educacionais segundo a Taxonomia de Bloom?
Situações em que as crianças precisam escolher entre brincar ou estudar, tomar sorvete ou jantar a refeição preparada pelos pais, são conflitantes e requerem um nível de amadurecimento que demonstra a adaptação da criança ao ambiente social. Nessas situações, está em evidência a área do desenvolvimento