Filtrar


Questões por página:
No que diz respeito às relações entre alfabetização e psicomotricidade, considere as seguintes afirmações. I. A psicomotricidade é um pré-requisito para que o processo de alfabetização ocorra de maneira adequada, e, portanto, nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve-se privilegiar atividades que desenvolvam primeiramente a coordenação motora, e posteriormente a escrita. II. O professor deve estar atento às atividades de rotina, pois estas fornecem indícios a respeito da psicomotricidade da criança. III. O desenvolvimento da psicomotricidade é essencial para aquisição da escrita, porém, é preciso considerar que ambas podem e devem ser desenvolvidas em conjunto. Estão corretas:
Aprendizagem é o desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades ou atitudes que ocorrem quando o indivíduo interage com a informação e o ambiente. A aprendizagem acontece ininterruptamente. Há princípios que auxiliam a aprendizagem. Nesse contexto, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as seguintes afirmativas: ( ) A aprendizagem diminui à medida que a qualidade do envolvimento cognitivo aumenta, e declina à medida que a qualidade do envolvimento cognitivo diminui. ( ) A aprendizagem aumenta à medida que a quantidade do esforço mental empregado pelos alunos cresce. ( ) Aprendizagem via instrução multi-modal aumenta quando existe significativa sobreposição conceitual e temporal entre a informação apresentada em cada modalidade. ( ) Aprendizagem é mais corretamente atribuída a um planejamento bem orquestrado de estratégias do que à inerente superioridade de uma ou mais mídias. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
[...] A definição clara e estruturada dos objetivos instrucionais, considerando a aquisição de conhecimento e de competências adequados ao perfil profissional a ser formado, direcionará o processo de ensino para a escolha adequada de estratégias, métodos, delimitação do conteúdo específico, instrumentos de avaliação e, consequentemente, para uma aprendizagem efetiva e duradoura. Neste contexto, um dos instrumentos existentes que pode vir a facilitar esse processo nos cursos superiores é a taxonomia proposta por Benjamim Bloom, que tem, explicitamente, como objetivo, ajudar no planejamento, organização e controle dos objetivos de aprendizagem. [...] FERRAZ, A. P. C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., São Carlos, v.17, n.2, p.421-431,2010, p.422. Disponível em: . Acesso em: 18 set.2016. (adaptado). Quais as categorias de agrupamento dos objetivos educacionais segundo a Taxonomia de Bloom?
No desenvolvimento emocional e social, existem funções biológicas que podem ser educadas e outras que não se podem educar ou modificar. As funções não passíveis de educação são os
Situações em que as crianças precisam escolher entre brincar ou estudar, tomar sorvete ou jantar a refeição preparada pelos pais, são conflitantes e requerem um nível de amadurecimento que demonstra a adaptação da criança ao ambiente social. Nessas situações, está em evidência a área do desenvolvimento