Filtrar


Questões por página:
Para Vygotsky, desde o nascimento da criança, o aprendizado está relacionado ao desenvolvimento. Para ele:

Sobre a linguagem egocêntrica nos intercâmbios verbais com o adulto e os intercâmbios entre crianças, analise o texto de Piaget.

“Consideremos o caso paradoxal de Rob (faixa de três a quatro anos de idade). Essa criança apresenta uma linguagem sensivelmente menos egocêntrica com seus contemporâneos do que com o adulto: 46,3% contra 61,5%. Ora, Rob usa muito mal a língua alemã e tem muita dificuldade em se comunicar com os seus amiguinhos, enquanto fala francês com a Sra. Leuzinger (a observadora adulta). No entanto, quando se dirige aos seus iguais, sua linguagem é melhor adaptada aos outros do que quando emprega sua língua materna diante de adultos! Eis um novo indício em favor da nossa hipótese...” (Piaget,1989, p.47).

A hipótese defendida por Piaget, neste estudo, é a de que:

Sobre a linguagem egocêntrica nos intercâmbios verbais com o adulto e os intercâmbios entre crianças, analise o quadro sobre os ditos de Hans no curso de seu quarto ano de vida apresentado por Piaget:

 

(Fonte: Piaget,1989, p.39.)

No total, e sem distinguir as relações com adultos e com crianças, o coeficiente de egocentrismo passa, no curso do quarto ano de vida, de:

No sentido mais geral, amplia-se a reflexão sobre a aprendizagem para um terreno de grande potencial. Sabe-se que a Antropologia, a Linguística e a Psicanálise têm deixado de lado o tema que é considerado o “tabu” do conhecimento. Com isso, pode-se considerar o problema de aprendizagem como um sintoma. Os fatores fundamentais que precisam ser levados em consideração no diagnóstico de um problema de aprendizagem são os, EXCETO:
A seguir, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. Sabe-se que a Psicologia do Desenvolvimento é uma disciplina básica dentro da Psicologia, pois é permitido conhecer e trabalhar:

( ) Tanto com crianças, adolescentes e adultos.

( ) Oferecendo inúmeras opções de aplicação prática de nossa ciência, tanto no trabalho profissional como psicólogos (clínico e escolares), ou ainda orientando profissionais de áreas afins.

( ) Educando e auxiliando, a fim de demonstrar quais as habilidades, capacidades e limitações de cada faixa etária nos vários aspectos de personalidade (motores, emocionais, intelec-tuais, etc.)

( ) Estabelecer programas escolares e metodologia de ensino adequadas, bem como programas esportivos e recreativos.

( ) É uma ciência que é abrangente e pode ter uma série de aplicações práticas.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA.