INSTRUÇÃO: Analise o caso descrito a seguir para responder à questão 08.


Enzo é um garoto de sete anos que vive em uma cidade de médio porte ao norte de Minas Gerais. Ele vive com sua família, composta por suas duas mães e uma irmã dois anos mais velha, Sophia; cada um deles foi gerado no ventre de uma das mães, a partir de inseminação artificial com material proveniente de doadores desconhecidos.

Enzo nasceu de sete meses, mas não foi acometido por maiores problemas de saúde durante sua vida, apesar de ter bronquite e, por isso, praticar natação desde cedo. Agora ele teve que mudar de escola, e terá que, novamente, enfrentar a questão de como as pessoas reagirão ao fato de ele ter duas mães.

Verdadeiramente, para Enzo, tal fato não é um problema, pois o menino e sua irmã aprenderam desde cedo que poderiam enfrentar situações desconfortáveis ou constrangedoras com algumas pessoas por essa razão, mas suas mães fazem acompanhamento psicoterápico desde quando decidiram engravidar, e as crianças frequentam a psicóloga desde os três anos de idade.

Na escola, além de enfrentar questões ligadas às suas duas mães, alguns professores temem pelo fato de que Enzo possa tornar-se homossexual, já que só convive com mulheres e ser "delicado". O garoto brinca com todo mundo, tem várias amigas e uma porção de amigos e frequenta as casas da maioria deles, sendo, de modo geral, muito querido e bem tratado por suas famílias. Aliás, os pais de Valentina gostam muito da amizade deles, já que Enzo sempre foi tido como o mais inteligente da sala.

A grande preocupação da vida das mães de Enzo é saber se o filho será feliz. Mas elas entendem que estão fazendo sua parte, ao lhe oferecerem o melhor que podem. Fonte: O próprio elaborador.


O caso apresentado pode ser analisado a partir dos vários aspectos que compõem o desenvolvimento humano. Sabendo-se que eles são indissociáveis, verifique as relações abaixo:


I. Físico-motor: Enzo tem tido um crescimento típico, sendo acometido por um agravo à saúde relativamente comum.

II. Intelectual: o fato de Enzo ter nascido de sete meses parece não ter deixado sequelas cognitivas, já que o garoto vai bem na escola.

III. Afetivo-emocional: Enzo é bastante afetado por ter duas mães; apesar de ele dizer que não se importa, isso o abala bastante, tanto que o garoto faz psicoterapia.

IV. Social: Enzo sabe que ter duas mães não é algo simples de se enfrentar em certas situações, mas lida, pessoalmente, muito bem com isso.


O principal aspecto apresentado e seu respectivo comentário a respeito da vida de Enzo estão CORRETOS e adequadamente relacionados em: