Filtrar


Questões por página:

Mateus,4 anos, ganhou um quebra-cabeças de seu pai, Gustavo e, juntos, montaram todo o jogo. O menino montou praticamente todas as peças, mas o pai o auxiliou em alguns momentos, encaixando corretamente uma peça ou encontrando a que a criança necessitava. Caso Mateus estivesse montando o quebra-cabeças sozinho, dificilmente conseguiria fazê-lo.


Assinale a opção que, segundo Vygotsky, define a diferença entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que é capaz de fazer com ajuda.

O marco regulatório da primeira infância é uma lei sancionada em 2016 que reconhece a especificidade e a relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.


Considerando as teorias que tratam do desenvolvimento nesta fase da vida, assinale a afirmativa correta.

Marque a alternativa que identifique o autor da teoria que tem como principais tópicos a ênfase nos aspectos qualitativos; o caráter seqüencial do desenvolvimento da inteligência, a construção de esquemas e estruturas cognitivas; capacidade de adaptação do indivíduo relevantes para o entendimento da inteligência.
Tilman Furniss apontou que, no abuso sexual da criança como uma síndrome conectadora de segredo e adição, é necessário distinguir entre o dano primário pelo próprio abuso e o dano secundário pela intervenção
Considerada a primeira psicanalista a tomar a adolescência como um tema específico de investigação, Anna Freud apontou que os “distúrbios do equilíbrio mental” próprios da adolescência não configuram exatamente uma patologia, mas representam a própria condição de