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Essa performance pode ser medida em termos de eficiência ou de eficácia, de acordo com a definição de que:
Para se estender o sucesso de uma organização, a gestão de pessoas é fundamental. Neste campo, é importante conhecer os estilos de liderança. A discussão sobre liderança e os tipos de líderes da atualidade surgiu da necessidade de compreender estes modelos e a sua importância nas organizações. A liderança está presente em todos os momentos e situações, seja na vida pessoal ou organizacional.
Segundo Chiavenato, existem estilos de liderança. Leia com atenção o fragmento a seguir: “A participação do líder é limitada, apresentando apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem. O líder determina a tarefa que cada um deve executar e o seu companheiro de trabalho. A divisão das tarefas fica a critério do grupo, e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho. A divisão das tarefas e escolha dos colegas fica totalmente a cargo do grupo.” (Chiavenato)
Qual das alternativas apresenta corretamente o estilo de liderança apresentado no texto?
Para instituir um Planejamento Estratégico para administração de talentos da sua organização, o Psicólogo Educacional deve seguir alguns passos. Quais destes você irá utilizar na sua organização?
I – Investir na formação de um bom líder. É importante que a equipe conte com gestores abertos ao diálogo, que exerçam uma liderança próxima e que estejam dispostos a entender as necessidades e capacidades da sua equipe;
II – Ter um bom local de trabalho, que valoriza os profissionais e que procura oferecer boas condições, tanto no mobiliário (cadeiras ergonômicas, mesas na altura correta, entre outros), como nas relações entre funcionário e empresa, têm mais chances de reter os melhores talentos;
III - O diálogo entre empresa e funcionários deve ser claro e objetivo. Os colaboradores precisam seguir ordens claras e hierarquicamente organizadas para participar ativamente da corporação. Uma boa maneira de estimular essa comunicação é implantar canais internos de comunicação;
IV - Um trabalho grande é comumente dividido em pequenos projetos desenvolvidos por diferentes equipes. No padrão de grandes times, todos permanecem focados apenas nas tarefas, sem ter uma visão global do trabalho;
V - É importante desenvolver um trabalho multidisciplinar, no qual os colaboradores possam mudar entre equipes e consigam desenvolver outras competências. Assim, eles se tornam profissionais muito mais completos e auxiliam a gestão quando a empresa precisar de determinadas habilidades.
Considerando os passos necessários ao planejamento de sua organização, estão corretos, apenas: