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Concurso:
Prefeitura de São José de Piranhas - PB
Disciplina:
Psicologia
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) prevê que as Redes de Atenção à Saúde (RAS) devem se organizar e operar seguindo um conjunto de diretrizes. Dentre essas diretrizes, pode-se citar a longitudinalidade do cuidado, que consiste:
Concurso:
Prefeitura de São José de Piranhas - PB
Disciplina:
Psicologia
A implementação da Política Nacional de Humanização no Sistema Único de Saúde (SUS) busca transformar a relação entre profissionais de saúde e usuários. Para isso, existe um princípio que preconiza a necessidade de um diálogo entre os diferentes poderes e saberes que envolvem a produção de saúde, de tal modo a reconhecer que as diferentes especialidades podem conversar com a experiência do assistido. Assinale a alternativa que contém o referido princípio.
Concurso:
Prefeitura de São José de Piranhas - PB
Disciplina:
Psicologia
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) consiste em uma portaria normativa que tem por finalidade instrumentalizar alguns princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa correta que contém somente esses princípios:
Concurso:
Prefeitura de Alvorada do Oeste - RO
Disciplina:
Psicologia
A expressão “pessoas portadoras de deficiência” é utilizada para designar um grupo social constituído de pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE) – nomenclatura até recentemente oficial e, ainda usual, no contexto brasileiro. Historicamente, as pessoas portadoras de deficiência têm sido excluídas do convívio social, em virtude de apresentarem condutas ou características desviantes, em comparação às pessoas ditas normais. Fonte: GUENTHER,2003. Adaptado.
Considerando esse assunto, avalie as afirmativas a seguir.
I- A educação inclusiva no Brasil se deu através de reivindicações de pais, em razão de as escolas não buscarem acolher seus filhos – não acolhimento que vigora até os dias de hoje.
II- A educação é um direito garantido a todas as pessoas, com ou sem deficiência, e obrigatória para crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 4 a 17 anos.
III- A educação especial é definida como uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, tendo como objetivos a disponibilização de recursos de acessibilidade, a formação de professores e o oferecimento do AEE.
IV- A realidade brasileira não permite afirmar que há educação inclusiva, pelo fato de ainda não ter acabado com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Estão CORRETAS as afirmativas
Considerando esse assunto, avalie as afirmativas a seguir.
I- A educação inclusiva no Brasil se deu através de reivindicações de pais, em razão de as escolas não buscarem acolher seus filhos – não acolhimento que vigora até os dias de hoje.
II- A educação é um direito garantido a todas as pessoas, com ou sem deficiência, e obrigatória para crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 4 a 17 anos.
III- A educação especial é definida como uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, tendo como objetivos a disponibilização de recursos de acessibilidade, a formação de professores e o oferecimento do AEE.
IV- A realidade brasileira não permite afirmar que há educação inclusiva, pelo fato de ainda não ter acabado com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Estão CORRETAS as afirmativas
Concurso:
Prefeitura de Alvorada do Oeste - RO
Disciplina:
Psicologia
Na esteira da evolução e preocupado com a melhoria do atendimento educacional aos portadores de deficiência matriculados no ensino superior, o Ministério da Educação publicou a Portaria nº 1.679, de 2 de dezembro de 1999, que “dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições”.
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 1.679/1999.
Sobre a função do Atendimento Educacional Especializado (AEE):
I- Apoiar o aluno com deficiência. II- Conter o aluno com deficiência, somente. III- Oferecer tecnologia assistida. IV- Monitorar e não permitir a socialização integrativa. V- Disponibilizar ensino e linguagens de várias formas de comunicação.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 1.679/1999.
Sobre a função do Atendimento Educacional Especializado (AEE):
I- Apoiar o aluno com deficiência. II- Conter o aluno com deficiência, somente. III- Oferecer tecnologia assistida. IV- Monitorar e não permitir a socialização integrativa. V- Disponibilizar ensino e linguagens de várias formas de comunicação.
Está CORRETO o que se afirma apenas em